quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Matheus Góis se consolida como liderança no município de Pedra Branca


O resultado eleitoral de Pedra Branca confirma a o desempenho da liderança do prefeito Matheus Góis. Ele traz o nome de seu pai atrelado ao seu, mas já é possível enxergar brilho próprio em sua gestão. Com um começo conturbado, algumas confusões com membros da Câmara Municipal, enfrentou algumas dificuldades no início de sua gestão.

Matheus assumiu, depois, em uma eleição extemporânea no ano de 2021. Por questões judiciais, Góis, vencedor na escolha da população nas eleições de 2020, não pôde assumir a gestão. O município acabou nas mãos de alguém que não foi escolhido pelo voto popular. Quando isso acontece, geralmente, o resultado não é favorável para a população. Contas atrasadas, salários idem, funcionários insatisfeitos com o tratamento recebido, fornecedores desconfiados.

Vencedor na disputa eleitoral em 2021, Matheus assumiu uma prefeitura com desafios aos montes. Renegociou e pagou as dívidas da prefeitura, colocou os salários em dia, recuperou a confiança dos fornecedores; conseguiu, inclusive, estabelecer aumentos para boa parte dos funcionários. 

Passos adiante

O jovem político demonstrou que está na prefeitura para fazer história. A maior obra de abastecimento d’água do Estado do Ceará não iria passar em Pedra Branca. Com a articulação de Matheus, junto ao governo do Estado, um canal de abastecimento envolveu seu município no projeto. 

Alguns de seus trabalhos podem ser vistos, já em um momento recente. É o caso do número de ambulâncias que leva pessoas de Pedra Branca para hospitais regionais. O próprio Matheus, em entrevista, afirmou que “você não vai pegar a estrada para sair ou entrar em Pedra Branca, sem cruzar, no mínimo, com uma ambulância”. O atendimento à saúde é uma preocupação pessoal do prefeito. Já outros projetos são investimentos que colocam o município em rota de competição por empresas. É o caso da construção de um galpão de fábrica. 

Para um futuro próximo, com atração de fábricas para o Ceará e a política de isenção de impostos, Pedra Branca sairá na frente, com um galpão já construído. Enquanto outros municípios irão ainda negociar terreno para a vinda de empregos, Pedra Branca já possui um galpão feito, pronto para o começo de operações de produção. 

Um líder regional se confirma

A aproximação de Matheus ao governo do Estado demonstra seu perfil de articulador, já em seu começo como prefeito. Embora seja seu primeiro mandato, ele não só escolheu o lado vencedor na disputa para o governo, como ajudou Elmano e Camilo em sua vitória eleitoral. 

Em Pedra Branca, Elmano obteve quase 80% dos votos válidos para governador (no Ceará, essa média foi de apenas 54%). Ou seja, quase 26% a mais do que a média do Estado. Já para senador, Camilo Santana tirou 91% dos votos válidos, contra 70% na média do Estado, mais de 21% acima.

Matheus está construindo sua trajetória, unindo as conquistas do passado, e dando passos adiante, para sua liderança política e administrativa.