quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Evandro Leitão destaca gratuidade do transporte intermunicipal para o segundo turno das eleição


Neste domingo, 30 de outubro, os eleitores cearenses que precisem se deslocar até outro município para votar terão direito à gratuidade no transporte intermunicipal e metropolitano, regulamentar e complementar. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão, considera a medida do Executivo aprovada pelo Parlamento de extrema importância para assegurar a participação popular e a diminuição da abstenção no pleito para presidente.

“Tem muita gente que trabalha na Capital, mas mora no Interior, e vice-versa. E isso (transporte gratuito) dá condições para que as pessoas se desloquem, até com tempo extremamente benéfico, a partir de sexta-feira, 17 horas, já possam se organizar. Damos condição para que a abstenção seja a menor possível e tenhamos efetivamente eleito aquele que irá representar a grande maioria da população brasileira”, afirma Evandro.

Enviado pela governadora Izolda Cela ao Legislativo Estadual, o projeto foi votado no plenário da Alece no último dia 20 de outubro, e também sancionado na mesma data. 

Para o transporte intermunicipal, não metropolitano, a gratuidade abrangerá as passagens de ida ao município de votação e de retorno ao domicílio de origem entre as 17h da sexta-feira anterior à eleição, 28/10, e as 8h da segunda-feira, dia 31/10.

As passagens intermunicipais podem ser emitidas desde a última quarta-feira (26/10) nos terminais rodoviários. Após a confirmação do bilhete, não será possível fazer remarcação. Para ter direito ao benefício, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto e título de eleitor ou outro documento idôneo que comprove seu local de votação na localidade de destino.

Com relação aos deslocamentos dentro das regiões metropolitanas do Estado: Fortaleza e Região Metropolitana; Região Metropolitana do Cariri e Sobral, o documento estabelece que a partir das 5 horas da manhã até as 18 horas de domingo não haverá cobrança de tarifa e não será necessário apresentar qualquer documento para a utilização das linhas de ônibus, vans, metrô e VLT.