sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Elmano vai impedir ação de facções nos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida


O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT), se comprometeu, em entrevista concedida ontem (20), a implantar o chamado policiamento comunitário em unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida localizadas no Estado. O objetivo é prevenir e coibir crimes praticados por facções criminosas. O petista afirmou conhecer casos nos quais estes grupos se apropriam de imóveis de moradores. “Quero garantir ao cidadão cearense que você terá no governador uma pessoa firme para apoiar as forças de segurança para enfrentar as organizações criminosas”, frisou Elmano.

A entrevista foi concedida ao programa Destaque ANC e transmitida pelas plataformas digitais. Ao falar sobre a questão da segurança pública, um dos principais temas abordados durante o 1° turno das eleições deste ano, Elmano explicou que o policiamento comunitário já vem sendo implantado pela governadora Izolda Cela (sem partido). “Para que a gente possa ter, efetivamente, o Estado com o controle do território. Uma coisa que eu considero importante é que nós possamos definir territórios e o Estado comande”, destacou.

O Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), órgão responsável pelo chamado policiamento comunitário, citado por Elmano, foi lançado oficialmente em junho deste ano. A divisão aprofunda ações do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco (Proteger) e foca no policiamento preventivo nas comunidades.

O petista reafirmou, ainda, como política pública para a área, o compromisso com a finalização do Centro Integrado de Segurança Pública. Segundo Elmano, o equipamento funcionará com capacidade diferenciada para concentrar informações privilegiadas sobre o funcionamento das facções criminosas que têm atuação no Ceará. “Ele [Centro] tem um conjunto de equipamentos, de capacidade de investigação, de inteligência artificial, de computadores com capacidade diferenciada, que vão nos ajudar muito”, disse, reforçando que chamará os aprovados no último concurso da Polícia Civil.

“Vou chamar os concursados, assim como os da Perícia Forense, porque, na medida em que aumento a estrutura da Polícia Civil, preciso ter mais peritos para os inquéritos que serão analisados.”

“Eu, também, disse que terei uma Secretaria de Mulheres. Aquilo que eu disse é aquilo que irei fazer. Eu considero muito importante, assim como eu disse que nós iremos terminar o Governo com ao menos 10 Casas da Mulher Cearense para proteger e poder receber essa mulher vítima de violência, para se sentir acolhida, apoiada, inclusive, com a oportunidade de crédito para colocar um pequeno negócio ou uma oportunidade de emprego em alguma vaga de empresa terceirizada do Estado do Ceará.”

Sobre a transição de Governo, o governador eleito disse que o foco do momento é fortalecer a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que disputa o 2° turno com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. O pleito acontecerá no próximo dia 30. Passado o resultado, disse Elmano, ele conversará primeiro com sua base aliada no 1º primeiro turno e, depois, com lideranças do PDT. O governador eleito citou nominalmente o presidente estadual do partido, André Figueiredo. “Estamos nesse projeto há 16 anos, e sou um deputado de segundo mandato, que está convivendo com deputados do PDT. Vários se reelegeram. Alguns ex-prefeitos absolutamente bem avaliados nos seus municípios”.