segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Elmano terá que promover equilíbrio de forças do PT na sua gestão. Será menos Guimarães e mais Luizianne e Zé Airton


Nos oito anos de governo Cid Gomes e nos oito de Camilo, a ala do PT comandada pelo deputado José Guimarães teve o protagonismo, controlando secretarias e empresas vinculadas. Para os petistas, que assistiram a era Guimarães, com total prestígio do petista, ele aparelhou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e seus braços, como o Agropolos, Ematerce, IDACE e ADAGRI.

Não se pode apagar a estrela e a história do deputado José Guimarães dentro do PT cearense e nacional. “O PT me deu tudo, farei tudo pelo PT e vocês da militância são importantes para a vitória”, disse o deputado, para uma plateia de petistas convocados a ganhar as ruas nesse segundo turno da campanha. Todos os militantes afinados com ele e muitos ocupando cargos no governo estadual. Guimarães, além de líder da minoria na Câmara, é vice presidente nacional do PT, homem de confiança de Lula e irmão de um petista de carteirinha, o ex-deputado José Jenoino, grande amigo do ex-presidente, a quem serviu, quando presidiu o partido e foi líder no Congresso Nacional. 

O governador eleito, Elmano de Freitas, e Luizianne Lins são de uma corrente chamada de independente no PT. Pertenciam a corrente DS (Democracia Socialista) e  a deixaram para sobreviverem politicamente dentro do partido. Eles, sempre, acreditaram na inocência de Lula. Luizianne Lins e José Airton não indicaram petistas para cargos no governo Camilo. No governo Cid, Luizianne indicou o vice, professor Pinheiro.    

O protagonismo do petista José Guimarães no governo estadual não é privilégio apenas dele na área. Na Secretaria de Educação, quem reina é o deputado Idilvan Alencar. A Pasta é controlada por ele. Os deputados do PDT reclamam que foi o prestígio de Idilvan que nomeou todos ordenadores e dirigentes da área. Com habilidade, Elmano deve construir pontes para abrigar todas as alas.