segunda-feira, 17 de outubro de 2022

A energia e vontade de Elmano e Camilo, mesmo esgotados e com a voz falhando


A 13 dias para a votação em 2º turno da eleição presidencial, o maior desafio para Elmano de Freitas e Camilo Santana, em Fortaleza e nos 183 municípios, é convencer o eleitor a sair de casa para votar.  O trabalho está apresentando resultados. Prefeitos, vereadores e líderes de movimentos sociais estão engajados. A prioridade é trabalhar o voto do eleitor que não compareceu para votar no primeiro turno. 

Acompanhei a moto-carreata de Baturité. Estive na cidade, para sentir uma campanha onde a estrela está ausente. Lula concentra suas viagens para o segundo turno no Sudeste. Me impressionou a energia, a vontade e a determinação de Camilo e Elmano. É possível perceber o cansaço, a voz falhando, o esgotamento mental e físico, mas eles vibram com o eleitorado, sobem nos carros de som, descem para abraçar as pessoas, bebem água nas casas e fazem selfies, sem parar. 

Para Camilo Santana, o ano de 2022 jamais sairá de sua memória. Em abril, deixou o governo e entregou o Abolição para a amiga Izolda Cela, a quem quis fazer sua sucessora. Não conseguiu. Alinhou o rachado PT e conseguiu consenso em torno do nome de Elmano de Freitas, para disputar o governo contra Roberto Cláudio e Capitão Wagner. Organizou a campanha, foi em busca de apoios, montou comitê e saiu às ruas. Venceu. Seu projeto deu certo. Elmano foi eleito, no primeiro turno. Camilo se elegeu senador. Os dois foram os mais votados da história. 

Agora, o foco é aumentar a votação de Lula no segundo turno, saindo da faixa de 60% para 70%, uma missão muito difícil, mas não impossível para a liderança incansável de Camilo Santana e o determinado Elmano.  Em toda jornada de trabalho, acompanhando os eventos do PT, o que impressiona mais é a alegria das pessoas nas ruas, vibrando junto com seus líderes.