sexta-feira, 21 de outubro de 2022

A depender do Nordeste, Lula garantiria vitória no segundo turno, com grande vantagem. Bolsonaro venceria no resto do País


Se dependesse da região Nordeste, a se- gunda mais populosa do Brasil, o ex-presi- dente Lula (PT) já estaria eleito. Por aqui, o petista mantém 67% das intenções de voto, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (19).

Contudo, há um leve crescimento de Bolsonaro, se comparado ao último levantamento do mesmo instituto, que dava ao candidato à reeleição 27% das intenções de voto e 68% a Lula. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

No Sudeste, o atual mandatário lidera com 50% contra 43% de Lula. Neste grupo, a margem de erro é de três pontos. No Sul e Centro-Oeste, o chefe do Executivo vence com 17 e 14 pontos percentuais de vantagem. No Norte, os dois empatam tecnicamente, com 50% de Bolsonaro e 46% de Lula. 

O Datafolha ouviu 2.912 pessoas entre os dias 17 e 19. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada na Justiça Eleitoral, sob o número BR-07340/2022. 

O eleitorado brasileiro está dividido da seguinte forma entre as regiões: 43% no Sudeste; 27% no Nordeste; 14% no Sul; 8% no Norte; e 7% no Centro-Oeste, de acordo com o Datafolha.

No resultado geral, o Datafolha aponta 49% para Lula e 45% para Bolsonaro no atual cenário para o segundo turno. Aqui, a margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

PoderData

A pesquisa PoderData, divulgada também na quarta-feira, realizada entre 16 e 18 de outubro e registrada na Justiça Eleitoral , reafirma a liderança na região: Lula tem 65% das intenções e Bolsonaro, 35%, considerando apenas os votos válidos. O presidente mantém vantagem no Sudeste, com 52%, ante 48% de Lula, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais nesse gru- po. No Centro-Oeste, Bolsonaro marca 54% e Lula 46%. Aqui, a margem de erro é de 5,3 pontos percentuais. No norte, os dois estão tecnicamente empatados, com 51% do candidato do PL e 49% do petista. A margem de erro é de 5,1 pontos percentuais.

O resultado geral nesse levantamento é de 52% para Lula e 48% de Bolsonaro, con- siderando votos válidos.O cenário segue congelado há duas semanas, com duas simulações anteriores do mesmo instituto indicando os mesmos números. Para o Poderdata desta rodada, foram entrevistadas 5 mil pessoas. A margem de erro é de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

No conjunto total de eleitores, o candidato petista tem 48% da preferência, contra 44% do atual mandatário. Nulos e brancos são 5% dos eleitores e 3% não sabem ainda em quem votar.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos, ouvindo pessoas em 351 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08917/2022. O PoderData é ligado ao site Poder360, que financiou o levantamento.

Voto religioso: Datafolha

A mesma pesquisa Datafolha indica que Bolsonaro ampliou a liderança entre os evangélicos, enquanto Lula permanece à frente entre os católicos. O presidente saiu de 65% para 66% do favoritismo no grupo que representa mais de um quarto dos brasileiros. Já o candidato petista ser oscilou negativamente, de 31% para 28%.

A diferença variou de 34 para 38 pontos percentuais, mantendo a margem de erro de quatro pontos. Entre os católicos, que representam quase metade da população, Lula está com 58% e Bolsonaro, com 37%. Nulos ou brancos variam de 3% a 4%,de acordo com o grupo, e indecisos, de 1% a 2%.

Voto religioso: PoderData

O PoderData aponta empate técnico entre os dois adversários no público católico: Lula com 51%, contra 48% de Bolsonaro (2,3 p.p). Já entre os evangélicos, o presidente lidera com 62%, ante 38% do ex-presidente(2,7p.p),considerando apenas votos válidos.