sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Solonópole se destaca no incentivo ao empreendedorismo feminino

Com diversas ações e o programa especial “Mais Mulher”, que tem foco no incentivo à participação das empreendedoras do município, Solonópole, localizado na região do Sertão Central , a 278 quilômetros de Fortaleza, vem ajudando a mudar as mulheres das suas comunidades. Tanto que, em agosto, teve início a segunda fase do programa, com a realização, no município, de uma oficina de gestão financeira para mulheres e de Canvas, para a nova turma do projeto.

Consta. ainda, da programação dessa segunda fase, conteúdos voltados para áreas como capacitação técnica e gerencial, empreendedorismo, marketing, vendas, atendimento, planejamento, beleza, culinária e artesanato.

O PROGRAMA

Pensado com o objetivo de potencializar o empreendedorismo feminino no município, o programa, iniciado em 2021, é resultado da parceria entre a prefeita Ana Vládia e o Escritório Regional do Sebrae/CE, e tem apresentado resultados animadores como o crescimento do empreendedorismo feminino no município e a promoção do desenvolvimento territorial local sustentável, o que significou o aumento da participação das mulheres em situação de vulnerabilidade, na economia de mercado.

Desde que foi criado, o programa ajudou as empreendedoras locais a darem início aos seus próprios negócios. Nesse ano de 2022, por exemplo, o projeto passou a contar, também, com a parceria do Senac/CE, a partir da realização de capacitações profissionalizantes em gastronomia, artesanato e beleza, segmentos de interesse das participantes do programa.

NOVO IMPULSO

E o programa ganhou um novo impulso com a participação de empreendedoras do município no Encontro “Mulheres que movimentam”, realizado pelo Sebrae/CE, em Fortaleza, no dia 26 de agosto e que reuniu empreendedoras de todo o Ceará.

De Solonópole, 22 mulheres tiveram a oportunidade de participar do evento, junto com empreendedoras de Quixeramobim e Madalena, também na Região do Sertão Central, que vieram para Fortaleza, em duas caravanas. Para uma das participantes das caravanas, Ana Lúcia da Silva Cândido, o evento foi um marco na sua história como empreendedora.

“Foi muito importante participar de um projeto de tamanha grandiosidade. Agradeço ao Sebrae por nos proporcionar tanto conhecimento, nos mostrar a força da mulher e nos mostrar que podemos ser independentes e empreendedoras. Levantou demais a nossa autoestima e nos mostrou, também, como um apoio como o do Sebrae pode propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de nós, mulheres”, resumiu.