quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Pesquisas não definem eleição, mas ensinam muito, com as informações, e mostram caminhos para vitórias


Em uma partida de futebol, o torcedor tem duas visões possíveis: na arquibancada do estádio ou através da transmissão do jogo pela TV. São ângulos diferentes, mas o jogo é um só. Cada torcedor tem sua interpretação da disputa, ou seja, uma visão particular de como seu time se comporta. Com a pesquisa eleitoral, acontece algo parecido. É o olhar retratado em números. O levantamento simplesmente retrata essa visão, embrulha e manda para os clientes. As informações são preciosas. Errar ou acertar faz parte, o importante é colocar a impressão do momento em que os questionários foram preenchidos com a opinião do eleitor. 

É visível o crescimento de Elmano de Freitas, se olharmos a movimentação e mobilização da sua militância. Mas, o que Elmano tem a mais? Segundo as pesquisas, tem o Camilo, com quase 80% de aprovação de seu governo e a governadora Izolda, com cerca de 60%. Tem ainda o Lula, com 53% dos votos no Ceará. As pesquisas deixam claro que o eleitor quer a continuação dos governos Camilo e Izolda. Elmano se agarrou à estratégia de seguir com esse projeto. Os adversários dele, candidatos de grande potencial, não perceberam esse sentimento do eleitor, nesse momento da campanha. Seguindo a teoria da continuidade, Elmano afirma que o projeto a seguir é o dos governos Camilo e Izolda, iniciados por cid. Os adversários se irritam, mas não conseguiram a saída para conter sua crescente na campanha.  

Veja só o caso do presidente Bolsonaro. As pesquisas mostram que ele tem problemas com o eleitorado feminino e dificuldades com o eleitor nordestino. O que fez Bolsonaro? Está fazendo campanha para mostrar que as mulheres e os nordestinos foram prioridades em seu governo. Para os nordestinos, apresenta a Transposição do São Francisco, construção de habitações populares e um Auxílio Brasil de R$ 600, além de outros benefícios. Para as mulheres, jogou em cena um elenco de realizações.

No Ceará, cerca de 40% dos eleitores na pesquisa estimulada mostram que não conhecem os candidatos ao governo do Estado. Elmano, Roberto Cláudio e Wagner precisam conquistar esse eleitorado. Elmano é o único que está seguindo as pesquisas nesse campo. Os três são conhecidos na Região Metropolitana de Fortaleza. No sertão, precisam ser vistos. Os candidatos têm quatro dias para conquistar esses votos. Elmano assumiu a dianteira, se tornando mais popular, a cada dia. Ele está trabalhando a informação da pesquisa. O impullsionamento via WhatsApp e o Instagram funcionaram.