segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Melhores escolas do Ceará estão em cidades pequenas


O analfabetismo no Nordeste chama atenção das autoridades e chega a prejudicar a imagem da região junto aos brasileiros que moram em outros Estados. É verdade que a pobreza tem origem a sorrir do analfabetismo. Também, que o Nordeste nunca recebeu investimentos diferenciados para a educação, como as regiões Sul e Sudeste receberam. 

O Estado do Ceará está sendo um diferencial e servindo como boa referência na área da educação. Um total de 87 das 100 melhores escolas de ensino fundamental do País são do Ceará. Quem aponta é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nessa sexta-feira (16). A governadora do Ceará, Izolda Cela, comentou, em vídeo, nas redes sociais: “Quero agradecer aos professores, servidores, diretores de escolas e aos gestores da educação”. A relevância dos dados, também, deve ser creditada ao prefeitos. 

É no sertão que se encontram as melhores escolas, algo improvável há 25 anos. A melhor do 1º ao 5º ano do Brasil é a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada no município de Massapê, a 256 quilômetros de Fortaleza, vizinho a Sobral. Em segundo e terceiro lugares, figuram a escola Antônio Silvano Balacó e o Centro Educacional Rural, ambas localizadas no município de Pires Ferreira, a 284 quilômetros da capital e bem próximo de Sobral.  

As oito escolas públicas que figuram em melhores colocações do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, também, são cearenses. A primeira é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim José Monteiro, em Cruz, localizada nas cercanias de Sobral. Citei Sobral por ser o município com melhores performances no ensino fundamental e médio. 

Com relação ao médio, o Ceará ainda se destaca, ocupando o 3º lugar geral no Ideb. É outra conquista importante.

Hoje, a educação é uma prioridade, com a globalização. Só saem da miséria países cujo povo têm educação, a partir da alfabetização à graduação no ensino técnico e superior. Bons exemplos existem para que sejam replicados.