domingo, 11 de setembro de 2022

Justiça manda deputado bolsonarista retirar incitação à violência

Neste sábado, 10, a Justiça eleitoral do Ceará, acolheu o pedido formulado pela candidata a deputada federal Adelita Monteiro (PSOL) e concedeu liminar, determinando que o Deputado Estadual Delegado Cavalcante  (PL), retire das suas redes sociais e mídias digitais, o seu discurso do último feriado de 7 de setembro, quando na ocasião ao defender Bolsonaro e lançar suspeita sobre as urnas eletrônicas disse “se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala. Não tem nem por onde, nós vamos ganhar na bala”.

A decisão liminar foi concedida no curso da representação eleitoral n° 0601522-70.2022.6.06.0000. Para o magistrado, deputado estadual e candidato a deputado federal, Delegado Cavalcante, “exorbitou no exercício de seu direito, incitando seu público contra eventual resultado legítimo das eleições e promovendo discurso de incitação à desordem e à subversão do regime eleitoral atual.”

Leia a íntegra da nota de Adelita Monteiro, candidata à deputada federal e autora do pedido:

NOTA À IMPRENSA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) concedeu decisão favorável em caráter liminar ao pedido protocolado na última quinta-feira, 08, pela defesa da candidata a deputada federal Adelita Monteiro (PSOL). A decisão determina pela retirada de todas as redes sociais o conteúdo que atenta contra a democracia, protagonizado e divulgado pelo candidato bolsonarista Delegado Cavalcante (PL).

Na decisão, o Juiz Edilberto Oliveira Lima do TRE-CE determina imediata retirada do conteúdo onde o candidato afirma que: “se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala. Não tem nem por onde, nós vamos ganhar na bala”. No entendimento do juiz ficou comprovada incitação à violência e ações criminosas.

A decisão já publicada determina multa diária no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), havendo descumprimento da decisão. A candidata a deputada federal Adelita Monteiro segue em defesa da democracia e da liberdade de expressão.