sábado, 17 de setembro de 2022

Francesc Miralles, reitor da Universidade La Salle, prestigia encerramento de imersão ao ecossistema de Barcelona, promovida pela FIEC, por meio do IEL Ceará

A imersão ao ecossistema de inovação de Barcelona, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Universidade La Salle chega ao fim nesta sexta-feira (16/09) com o foco na geração de negócios no mundo digital. O último módulo da imersão abordou novos meios de marketing em um mundo digital e a situação atual, além de tendências, do comércio eletrônico global. A imersão foi concluída com uma solenidade de encerramento e a entrega dos certificados, que contou com a presença do Reitor da La Salle, Francesc Miralles, do Presidente da La Salle Technova Barcelona, Josep Piqué, e do Consultor da universidade, Carlos Olsen.     

As aulas de hoje foram do especialista em digitalização e e-commerce, Diego Sanchez, e do especialista em marketing digital e vendas, Jorge Camos, ambos professores da La Salle. As discussões giraram em torno dos novos mecanismos digitais à disposição das empresas para divulgar e comercializar seus produtos e serviços. É nos canais digitais que os clientes gastam cada vez mais tempo, o que transcende a mera experiência em uma loja física e torna a compra uma experiência omnichannel (ou seja, multicanal). 

“Em cada dia da imersão, tivemos um foco diferente e seguimos uma trilha até chegar aqui, hoje, vendo as oportunidades que o marketing traz, através de ferramentas diversas. A velocidade das mudanças é muito grande e a cada dia surgem novas formas de divulgar e vender, mas o que ficou claro aqui é a importância de olhar profundamente para o negócio e definir uma estratégia. Não seguir modismos. É procurar entender se o que está sendo implementado, por mais inovador que seja, vai elevar o seu negócio. Se for só para acompanhar o momento, a moda, não faz sentido”, resumiu a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.  

A Superintendente destaca que a estratégia de realizar a imersão envolvendo diversas instituições, empresas e entidades empresariais mostrou-se muito eficiente e os objetivos da iniciativa foram alcançados com sucesso.  

“Aproximar as instituições, as empresas, num ambiente em que a inovação fervilha, fez a grande diferença. A FIEC e o IEL proporcionaram muito mais que o conhecimento e o desenvolvimento pessoal de cada participante. Proporcionamos uma integração que fortalece o ecossistema e aqui constatamos que isso é possível, é só dar as mãos e trabalhar essa força. O desafio que lançamos é aplicar, no Ceará, tudo o que foi visto aqui para que o Estado se desenvolva. É colocar em prática todo o conhecimento não só individualmente e sim coletivamente, fazendo com que a tríplice hélice verdadeiramente atue, sendo o IEL sendo esse elo importante, junto com as instituições, as universidades, o governo e as empresas para o Ceará avançar”, frisou.

Antes do encerramento, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, assinou um termo de compromisso de participação no projeto Hub de Formação de Recursos Humanos para a transição energética com uso do Hidrogênio Verde, juntamente com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e outras Instituições, na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 24/2022 – Apoio ao Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio – SisH2-MCTI.

À noite, um jantar de confraternização, no restaurante Cachitos, contou com as presenças de Javier Mirallas, Presidente da Câmara de Comércio Brasil Catalunha, Andrea Martinelli, Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil Catalunha e Francesc Miralles, Reitor da Universidad La Salle.