terça-feira, 13 de setembro de 2022

Estratégias de inovação são foco da programação do segundo dia de imersão ao ecossistema de Barcelona

Num mundo em constantes e aceleradas transformações, como as empresas podem se diferenciar e se tornar mais competitivas, alavancando tecnologias digitais e inovação? Essa reflexão foi o ponto de partida do segundo módulo da imersão ao ecossistema de inovação de Barcelona realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a universidade La Salle. Hoje (13/09), o foco são as estratégias e a gestão da inovação e os participantes puderam estudar exemplos reais de disrupção, entendendo as estratégias por trás do sucesso dessas inovações no contexto da transformação digital.  

A sessão mestre do dia foi ministrada pelo professor Victor Manuel Espinosa Lojo, coordenador dos programas de inovação da La Salle. Após a aula, o grupo participou de uma dinâmica prática para, a partir da identificação de elementos chaves para a inovação, elaborar estratégias de inovação em suas empresas ou instituições. Participa da imersão um grupo de 42 cearenses, capitaneado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, entre empresários de diversos setores, representantes de entidades empresariais, governo, universidades e executivos.

“Depois de conhecer os conceitos sobre como trabalhar a inovação, seja ela incremental ou disruptiva, aberta ou fechada, os participantes da imersão tiveram a oportunidade de trabalhar, já fazendo uma relação com as experiências trazidas até agora do modelo de Barcelona, estratégias de inovação na prática, pensando nas suas instituições, nas suas empresas e pensando a nível do Ceará, como implementar melhorias no Ceará já com essa visão de tendências. Foi um dia bastante produtivo, colocando verdadeiramente a mão na massa, por meio de oficinas, onde cada um teve um momento individual para trazer a sua visão e depois um momento de compartilhamento”, relatou a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
  
Outro destaque da programação do segundo dia de imersão ao ecossistema de Barcelona foi a visita à empresa Transportes Metropolitanos de Barcelona (TMB), responsável pela gestão do transporte urbano, ônibus e metrô, da capital catalã e região metropolitana. Barcelona é conhecida pela sua eficiência em transporte público, valendo-se da inovação tecnológica como motor para atender às necessidades de mobilidade dos habitantes da região. Referência na Europa e no mundo, a TMB transporta 1,8 milhões de passageiros por dia.

Sua rede de metrô dispõe de oito linhas, sendo três automáticas, com tecnologia de ponta que permite a circulação de trens sem a presença de um condutor humano. A rede de ônibus é formada por um frota de mais mil veículos, todos adaptados. Comprometida com o meio ambiente, a TMB é pioneira no uso e desenvolvimento tanto de combustíveis como de novas tecnologias. Atualmente, os veículos híbridos e os inovadores veículos elétricos, com zero emissões, são uma realidade que permite que a frota de Barcelona seja a mais limpa da Europa. No final do ano passado, a empresa começou a operar os primeiros ônibus movidos a Hidrogênio Verde. 

Na visita, os participantes puderam conhecer o Centro de Controle de Metrô e Ônibus de Barcelona, onde é feita a gestão dos recursos técnicos e humanos necessários à sua operação. Lá, eles puderam ver, na prática, a aplicação dos conteúdos do módulo.