terça-feira, 13 de setembro de 2022

A hora dos apoios


A fase agressiva entre candidatos e apoiadores é a demonstração clara do maior envolvimento dos comitês eleitorais e dos eleitores na campanha. Ela entra na fase decisiva a menos de três semanas da eleição, que ocorre em 2 de outubro. 

Há mais de seis meses, as pesquisas eleitorais mostram que a candidatura do ex-presidente Lula estacionou em torno dos 40% e Bolsonaro cresce de forma lenta. Os levantamentos, também, mostram Ciro Gomes congelado em 9% e aponta crescimento de Simone Tebet, com 5%. Se são verdadeiras ou não, as pesquisas demonstram que teremos segundo turno. 

No Ceará, serão divulgadas cinco pesquisas, ao longo da semana. O Capitão Wagner, na dianteira, parece ter lugar no segundo turno. A outra vaga está sendo disputada entre Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT). Vamos aguardar o que as pesquisas informam, para saber melhor como o eleitor está se movimentando, o que está pensando. 

Elmano tem o apoio diário de Camilo Santana e Lula nas gravações. Roberto Cláudio vai ter Ciro e Tasso no palanque. Wagner conta com apoio de prefeitos das maiores cidades do interior. De Juazeiro, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz e São Gonçalo, são alguns dos prefeitos apoiadores. O Capitão tem, ainda, o recall da eleição municipal que disputou em Fortaleza. 

Até agora, é imprevisível o resultado do primeiro turno no Ceará. Segundo as pesquisas, mais de 40% do eleitorado não definiu o voto. Emoções vão marcar o primeiro turno.