sábado, 10 de setembro de 2022

A campanha no Ceará caminha para final dramático


Os analistas de pesquisas eleitorais afirmam, com veemência, que a campanha está apenas iniciando e a população começando a se envolver. Cerca de 60% dos cearenses ainda não definiram o voto ou podem mudar de candidato. 

Ouvindo especialistas que dirigem empresas de pesquisas, é fácil identificar nas colocações uma conclusão: grandes emoções devem marcar a reta final da campanha. Além do jogo político envolvendo prefeitos, pela primeira vez, grandes lideranças vão bater no “fígado”, criando um ambiente de radicalização. 

As três principais candidaturas vão precisar do acirramento, para levar o eleitor a se envolver com a campanha e fazê-lo comparecer às urnas. Cerca de 32% dos cearenses não apareceram para votar ou anularam o voto no último pleito. Esse dado preocupa. 

Roberto Cláudio, Wagner e Elmano estão tentando conquistar votos de um eleitor diferente, que passou por uma pandemia, aprendeu muito e absorveu muitas informações. A proposta de cada candidato terá muito valor, mas a disputa pela liderança política do Ceará, também, estará em jogo.