quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Volta das exposições agropecuárias é indicador da força do setor no Sertão Central do Ceará


Senador Pompeu é um exemplo de vigor na retomada do setor primário da economia. As feiras e exposições agropecuárias já fizeram parte do calendário de eventos do Sertão Central do Estado. Há mais de 20 anos, em Senador Pompeu, aconteceu a 30ª Expocentral, que visava compartilhar técnicas de produção agrícola, apresentar novos produtos ao mercado agropecuário e melhorar as linhagens de bovinos, caprinos e ovinos. 

A economia do início da década de 2000, no Estado do Ceará, passou a priorizar um setor produtivo: a indústria da manufatura. A agricultura e a pecuária foram, cada vez mais, perdendo espaço. O poder público passou a dar menos atenção ao setor e, por consequência, as feiras e exposições agropecuárias. Esses eventos passaram a ser apenas complementos de festas que aconteciam nos municípios. 

Tempos depois, a experiência demostrou que a agropecuária poderia ser um interessante setor de geração de renda nos municípios brasileiros. A guerra fiscal e os atrativos geográficos mostram que não é possível depender apenas do setor secundário da economia para realização de investimentos. Alguns líderes políticos perceberam o forte potencial que o setor primário possui para geração de riquezas, distribuição de renda e desenvolvimento local e regional.

Senador Pompeu é um desses exemplos. O município do Sertão Central tem no seu prefeito um entusiasta da agropecuária. Maurício Pinheiro viu no crescimento da produção leiteira do seu município uma importante força motriz para geração de emprego e renda. Segundo o prefeito, a indústria é fundamental para o desenvolvimento do município. “Mas”, acrescenta ele, “não podemos abandonar o produtor, as pessoas que vivem na zona rural têm 100% da sua atividade econômica na agropecuária, plantando milho, feijão e produzindo leite, apostando no produto porque, hoje, somos muito competitivos nesse setor”. 

O prefeito lembra, ainda, que procurou a Companhia Brasileira de Laticínios (CBL), associações de criadores e outras parcerias. “Fortalecemos o pequeno produtor, agregando valor ao seu produto”, explica. 

A 31º Expocentral, que acontecerá no período de 1° a 4 de setembro, em Senador Pompeu, é uma manifestação de força e importância que o setor agropecuário voltou a possuir. O município de Senador Pompeu terá uma grande festa, com bandas de forró. Porém, a feira acontecerá como um evento isolado. Segundo Valdery Magalhães, um dos grandes criadores e produtores de leite da região, todos do setor podem ficar tranquilos. “Vão com lugares de qualidade para os animais ficarem, não vai ter som alto perto de onde os animais ficam. A feira vai privilegiar o produtor, o criador e aquelas pessoas que se interessam pelo setor”. 

A Associação de Produtores de Senador Pompeu articula,  ainda, contatos com referências nacionais para a exposição, como é o caso de fazendeiros e criadores do Estado de Minas Gerais. O evento feira contará com: feira de artesanato, palestras do Sebrae, stands de instituições financeiras, àrea de lazer para crianças e praça de alimentação. Em Senador Pompeu, o evento será voltado para o agronegócio.