sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Em nota, João Alfredo e Renato Roseno se posicionam sobre decisão do PSOL em mudar projeto no Ceará


Nota de esclarecimento acerca da decisão do Diretório do PSOL

“Diante da gravidade do momento político por que passamos, defendemos a unidade das forças de esquerda e democráticas para derrotar Bolsonaro e o fascismo nestas eleições. Por isso, defendemos, desde a primeira hora, o apoio a Lula já no primeiro turno, o que já ocorre.

No Ceará, as pré-candidaturas que foram apresentadas ao Governo, Adelita Monteiro, e ao Senado, Paulo Anacé, pelo PSOL, tinham esse compromisso numa perspectiva que possibilitasse a derrota de Capitão Wagner, candidato do bolsonarismo.

Após o racha no condomínio do Governo Estadual e com a posterior apresentação da candidatura de Elmano, do PT, fomos procurados, tanto pelo próprio candidato petista ao governo como por representantes de movimentos sociais, na perspectiva de o PSOL compor essa frente estadual em torno do PT. Camilo já havia sido lançado bem antes ao Senado.

Desde o início, em nossas conversas, nos mantivermos abertos ao diálogo e à possibilidade dessa composição. Colocamos algumas questões importantes: o fato de termos uma mulher como única candidata ao governo e um indígena como candidato ao Senado (fato histórico na política cearense), além da necessidade de debater pontos programáticos que são caros ao partido e aos movimentos sociais.

Seria possível, inclusive viabilizar o apoio ao Elmano mantendo duas candidaturas ao Senado – Camilo Santana e Paulo Anacé –, já que a legislação permite. Nos dois casos, condicionamos o apoio à retirada de nossas candidaturas majoritárias à concordância de ambos, por respeito às nossas figuras públicas. No Diretório, Paulo foi contra a retirada de sua candidatura, o que teve nosso apoio.

Continuamos considerando importante derrotar o fascismo nacional e estadualmente e temos acordo na unidade em torno da candidatura de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Estado, ao lado de Lula à presidência.

No entanto, lamentamos profundamente a retirada da candidatura indígena em nossa chapa majoritária e manifestamos aqui nossa irrestrita solidariedade ao companheiro Paulo Anacé. Esperamos, sinceramente, que o partido repare essa injustiça.”

Fortaleza, 4 de agosto de 2022

João Alfredo 

Renato Roseno