quarta-feira, 27 de julho de 2022

Tudo dentro do esperado, em tempos de divisão


O que está acontecendo? A pergunta do leitor tem lógica. Por que essa briga? A pergunta é pertinente. A resposta: o poder. Por que só agora, na véspera da eleição, todo esse ódio veio a público entre os poderosos? Outra pergunta interessante. Os movimentos políticos estão oferecendo a resposta. São revelações profundas, caro leitor.

Para nós, que contamos a história política do Ceará no seu dia a dia, também, nos surpreendemos. O leitor pode ter certeza de que sabíamos do rompimento do PT com o PDT. As pesquisas, apontando a liderança de Lula no Brasil e no Ceará, são um combustível para estimular o sonho de mandar no poder político cearense e controlar o Palácio Aboliçao.

Outro leitor pergunta porque a governadora Izolda mudou tanto. É difícil sentir e avaliar o seu pensamento. O ressentimento prevalece. Izolda escreveu: “Me tiraram o direito da reeleição”. A frase é forte, retrata sua decepção com colegas do PDT e um puxão de orelhas nos petistas que a estimularam a ir à reunião de diretório do PDT, informando que ela teria vitória garantida. À governadora está usando o poder. É a única arma que tem, a que sobrou. Está fazendo estrago.

“Ela volta para o PT”, perguntam leitores do blog. A resposta repasso, incompleta: ela está deixando o PDT. Poderá seguir junto com o PT, sem necessariamente se filiar, agora. O processo para liberar sua desfiliação pode, se a direção do PDT quiser, demorar algum tempo. O comunicado da sua saída do partido teve impacto. Muitos não acreditavam ou apostavam na possibilidade. Respondendo aos leitores sobre a mudança de estilo da governadora, creio que ela não mudou. Aprendeu que na política não existe amizade e sim o poder.

Os próximos minutos, horas e dias vão revelar o papel da governadora na eleição de 2022. Seu guru, Cid Gomes estará de volta. Não sei se ela vai escutar o gênio político que administrava todo esse ódio entre correligionários.