quinta-feira, 28 de julho de 2022

Tasso Jereissati entra no debate do rompimento e mergulha na crise


O senador Tasso Jereissati (PSDB) está fora da chapa da candidata a presidente da República, Simone Tebet (MDB). A candidata, lançada por Tasso, viu seu companheiro de chapa sair do projeto e busca um nome de peso para compensar  o prejuízo.

Na alegação para deixar a chapa, Tasso colocou a crise política no Ceará entre PT e PDT, que romperam uma aliança de 20 anos, por ordem do ex-presidente Lula, que não conseguiu o apoio de Ciro Gomes e do PDT para o primeiro turno da eleição de outubro. Caso contrário, a vitória do petista seria no primeiro turno. 

A preocupação de Jereissati não deve ter viés apenas político, mas o conjunto da obra. O Ceará tem projetos implantados e em curso bancados por grandes empresas nacionais e estrangeiras, que vão melhorar a economia do Ceará, movimentando uma cadeia do setor produtivo e gerando milhares de empregos. A insegurança do momento demanda uma atenção. 

Do ponto de vista político, a quebra do relacionamento político e de amizade por parte da governadora Izolda Cela em relação a Cid e Ciro Gomes não estava na agenda política de Jereissati. O seu partido pleiteava a vaga de primeiro suplente de senador para o empresário Chiquinho Feitosa na chapa PT-PDT, onde Camilo Santana seria o candidato ao Senado. Tasso não tem a aliança com o PT como prioridade. Ele nunca se acertou com o petismo.

Para o PT, que terá Elmano de Freitas como candidato ao governo, enfrentando o Capitão Wagner e o ex-prefeito Roberto Cláudio, o acordo com Tasso seria uma referência, um aval junto ao setor produtivo. O tempo está se esgotando. Tasso atendeu telefonemas de Lula e Camilo. Conversou com Roberto Cláudio e Capitão Wagner. Nos próximos dias,  baterá o martelo, juntamente com Luiz Pontes e  Chiquinho Feitosa. 

Os empresários cearenses não escondem a preocupação com a insegurança jurídica do momento, por conta da crise instalada no Ceará. O senador conhece o ponto de vista das entidades de classe dirigidas por empresários, que atraíram grandes negócios, como o setor siderúrgico e as empresas de hidrogênio verde.