sexta-feira, 1 de julho de 2022

Encontro do PT, marcado para sábado, 2, foi adiado para aguardar nome do PDT ao governo


O ambiente político recomenda prudência e será proposta uma linha de  negociação com os pedetistas, até o último dia de definições de candidaturas. Por isso, o adiamento. 

Ao PT, o rompimento não é interessante, principalmente com o PDT. Os dois partidos, sempre, tiveram palanques isolados nas eleições presidenciais em que Lula e Ciro se enfrentaram. Em Fortaleza, já são três eleições separados. 

O ex-governador Camilo Santana conversou com o ex-presidente Lula, na segunda-feira, 27. Camilo traçou o cenário cearense, através de conversa por telefone. O ex-governador é o principal interlocutor junto ao PDT, juntamente com o deputado Guimarães, que tem o controle do Diretório Estadual do PDT no Ceará. 

Prudentes, Camilo e Guimarães estão conversando com lideranças do partido. O entendimento foi adiar o encontro para tentar abrir o diálogo e evitar discurso que remeta a agravar ainda mais a relação com o PDT. O ataque de alguns petistas, construindo uma linha de vetos a nomes e, abertamente, sinalizando que só fecha aliança com o PDT, se a governadora Izolda Cela for a candidata, foi visto como uma invasão. O processo poderia ter sido conduzido entre líderes, mas ganhou as ruas. Camilo tem mostrado cuidado ao colocar a necessidade do diálogo. O deputado André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, se soma ao jogo político, com diálogo.