quarta-feira, 8 de junho de 2022

Servidores do IFCE deflagram greve a partir de amanhã, 9


Em Assembleia realizada na última sexta-feira, 03/06, servidores aprovaram a deflagração da Greve, a partir do dia 9 de junho – data prevista para atos em todo o país em defesa da Educação.

Serão 33 campis, em todo o Estado, que devem aderir a Greve; mais de 4.000 servidores atuam na Instituição de Ensino. 

Estão programadas para os próximos dias, Assembleias, reuniões e rodas de conversa, com objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica em torno da legitimidade das pautas.

Além da recomposição salarial, a greve amplia seus pleitos, em decorrência dos cortes na Educação (mais de R$ 3 bilhões) e da PEC 206 que prevê a cobrança de mensalidades nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

As universidades (Federal do Ceará, Federal do Cariri e Unilab) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), projetam um impacto na ordem de 55,3 milhões.

É importante lembrar que o orçamento para educação e pesquisa vem sofrendo sucessivos ataques e cortes já há muitos anos e que servidores técnico-administrativos estão há quase 8 anos com salários congelados; os docentes amargam 5 anos sem reajuste.

Ontem, terça-feira, 07/06, duas reuniões importantes foram realizadas: com a Secretaria Executiva do MEC e com o Reitor do IFCE, Wally Menezes, na primeira mesa de negociação com o Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) e com o Comando de Greve: foi garantido o não corte de ponto dos servidores paredistas até o dia 13 de junho, data em que nova reunião deverá ocorrer.

Greves no serviço público acontecem em todo país, nas mais diversas categorias do funcionalismo.