quinta-feira, 2 de junho de 2022

Durante conferência Stockholm+50, Sarto assume compromisso de elevar taxa de reciclagem em Fortaleza a 50% em oito anos

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou, nesta quinta-feira (02/06), da Conferência Stockholm+50, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), na Suécia. Ele compôs painel temático sobre gestão de resíduos sólidos e assumiu compromisso de elevar a taxa de reciclagem em Fortaleza para o patamar de 50% em oito anos.


Atualmente, o índice é de quase 9%. Um número baixo, mas, ainda assim, acima da média do País, que é de cerca de 4%. “A Prefeitura está inteiramente empenhada na elaboração de um ousado plano, que prevê ações em diferentes frentes, incluindo social, econômica, ambiental, tecnologia e na infraestrutura. Como foi dito muitas vezes durante o encontro, essa não é uma discussão apenas sobre lixo. É sobre vidas, sobre saúde pública, sobre compromisso com o meio ambiente”, afirmou o prefeito.


Ao anunciar o compromisso durante a conferência internacional, Sarto alinhou os esforços do Município com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 e com a Meta de Desenvolvimento Sustentável (SGD) 3, que buscam tornar as cidades saudáveis, inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, visando reduzir o impacto ambiental negativo das cidades, especialmente no que diz respeito à gestão local de resíduos.


Nesse sentido, os Ecopontos foram o destaque na apresentação do prefeito como o principal plano de gerenciamento de resíduos sólidos da Prefeitura, cujos esforços também vêm impactando na mudança climática, na saúde, na criação de empregos e na promoção da igualdade social.

Além disso, equipamentos têm sido eficazes como solução para receber materiais de construção, podas de árvore, móveis antigos e materiais recicláveis. Atualmente, Fortaleza conta com 90 Ecopontos e possui uma média mensal de coleta de 160 toneladas de lixo por meio dessas estruturas, espalhadas por toda a cidade. Através dessa política, a população é estimulada a entregar esses resíduos em troca de desconto na energia elétrica ou no cartão social.


Além disso, para a coleta de materiais recicláveis, a Prefeitura está providenciando triciclos elétricos para os catadores, um modal que pode ser usado pelo grupo de trabalhadores que é considerado vulnerável e informal. A iniciativa promove inclusão social, melhores condições de trabalho e os triciclos podem ser usados, também, para o transporte de carga.