sexta-feira, 10 de junho de 2022

CODESSUL realiza inspeção sanitária com apoio do MAPA


CODESSUL está participando do Projeto CONSIM, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), tornando-se o primeiro consórcio do Estado do Ceará a realizar inspeção sanitária de produtos de origem animal. 

O projeto foi construído junto ao MAPA, com o apoio das secretarias municipais de agricultura dos 8 municípios consorciados, e já deu aos produtores da Cooperativa Agropecuária de Senador Pompeu, o selo de inspeção que possibilita ao abatedouro de frangos vender seus produtos em toda a região do consórcio. 

Mais uma vez, a agilidade e desburocratização dos serviços é resultado da integração dos municípios por meio do CODESSUL. 

Para o Presidente da COSENA, Tony Júnior, a aproximação do serviço de inspeção possibilita agilidade nas respostas das demandas de estabelecimento ao serviço de inspeção e facilita a vida dos pequenos produtores. 

Para Maurício Pinheiro, presidente do CODESSUL, os pequenos municípios são limitados em recursos e ideais para implantar serviços como licenciamento ambiental e inspeção sanitária, sendo a única saída para estes, a união por meio de consórcios públicos de municípios. 

O superintendente do MAPA no Ceará, Neto Holanda, foi parte importante no desenvolvimento da ideia e participou da inscrição do consórcio no projeto. Para ele, o CONSIM vai mudar o panorama dos serviços de inspeção e tratará ganhos aos pequenos municípios. 

O abatedouro da COSENA tem capacidade para abater até 900 aves por hora de mais de 100 produtores cooperados e pode enviar seus produtos para os oito municípios consorciados. 

Segundo Vanier Silva, superintendente do CODESSUL, o Consórcio já entrou com um processo junto ao Ministério da Agricultura e, em breve, poderá ter equiparação ao SISBI e os produtos da região poderão ser enviados para qualquer estado do país. Assim, os produtos como o queijo feito em Milhã, Solonópole e Irapuan Pinheiro, a carne bovina de Pedra Branca e o mel de Piquet Carneiro, Mombaça e Acopiara poderão chegar em todo o território nacional.