sexta-feira, 6 de maio de 2022

Programa de Residência em Oftalmologia do HGF tem o segundo melhor resultado do Brasi

Há três anos entre os melhores resultados do Norte e Nordeste, o Programa de Residência Médica em Oftalmologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), conquistou a segunda melhor pontuação do Brasil na Prova Nacional de Oftalmologia 2022. O exame, realizado anualmente pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), avalia 95 programas em todo o País e é requisito fundamental para a obtenção do título de especialista na área.

Atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), o programa do HGF vem numa crescente nos últimos dez anos. “Em 2011, tínhamos uma taxa de abandono de cerca de 50%. Com o tempo, fomos organizando rodízios de aulas, estimulando cirurgias e crescendo entre as residências de Oftalmologia brasileiras”, explica o médico oftalmologista e coordenador do Programa, Dácio Costa. Os residentes contam com aulas de segunda a sexta-feira, além da participação ativa nos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos.

Outra vantagem dos residentes da unidade hospitalar cearense é o contato direto com profissionais de diferentes subespecialidades da Oftalmologia. “Nos últimos dois anos, houve um aumento de médicos que vieram para colaborar em áreas muito específicas, como Órbita e Uveíte, que não tínhamos antes no nosso serviço”, enfatiza o coordenador.

Para o médico residente Felipe Souto, fazer parte do time do Programa de Residência em Oftalmologia do HGF representa uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. “Além de aprender com profissionais de diversas especialidades, a gente tem a possibilidade de atender pessoas de todo o Estado, com casos muito complexos. É uma forma de contribuir para a saúde ocular da população e retribuir todo o tempo e os recursos que foram investidos em nós”, ressalta o profissional.

A turma de Souto, que entregou a segunda melhor pontuação do Brasil na prova da CBO, foi também a mais atingida pelas mudanças da rotina de atendimento causadas pela pandemia de covid-19. “A residência acabou sendo prejudicada porque os profissionais tiveram de se deslocar para atender pacientes com a doença. Por outro lado, isso gerou neles bastante garra para, posteriormente, correr atrás de cada atendimento oftalmológico no ambulatório e nos procedimentos cirúrgicos”, pontua Costa.

Tecnologia de ponta

Novos equipamentos do serviço foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

Aliado à qualidade do ensino, o investimento em tecnologia também tem sido primordial para alavancar os resultados dos profissionais do Programa. Em 2020, o serviço de Oftalmologia do HGF recebeu novos equipamentos para aprimoramento de diagnóstico ambulatorial e realização de procedimentos cirúrgicos, incluindo dois microscópios de tecnologia alemã capazes de realizar cirurgias em 3D.