quinta-feira, 19 de maio de 2022

Maracanaú: Roberto Pessoa formaliza Carta de Interesses para projetos estratégicos junto ao BID, durante viagem aos Estados Unidos


O prefeito Roberto Pessoa, em viagem a Washington nos Estados Unidos, formalizou junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, uma Carta de Interesses para projetos estratégicos visando o desenvolvimento de Maracanaú nas próximas décadas. O documento foi entregue ao BID ontem, 14/05, durante o Encontro Oficial de Prefeitos Brasileiros em Washington, onde ocorreram reuniões na sede do BID, prospecção para atração de investimentos privados e visita às experiências exitosas na capital do Estados Unidos nas áreas imobiliária, de recuperação de áreas degradadas e de cidades inteligentes. O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Maracanaú, Raphael Pessoa, acompanha o Prefeito na viagem. 

Parcerias com o BID - Roberto Pessoa, por meio de Carta de Interesses, quer o apoio técnico e recursos do BID para Revitalização dos Distritos Industriais de Maracanaú, construção de condomínios para operários, implantação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, aquisição de ônibus elétricos para cumprir a agenda ambiental de descarbonização, implantação de uma usina de energia fotovoltaica e novas rodovias para interligação aos municípios vizinhos. Bem como a urbanização das orlas de rios e urbanização e despoluição de sete lagoas do Município, além da construção de um Centro de Eventos Multiuso.

Experiências exitosas - O Prefeito quer aplicar em Maracanaú experiências bem sucedidas que o BID apresentou ontem durante as visitas de campo em Washington. Entre elas o NoMa, criado em 2007,  como novo distrito de uso misto, tecnologia da informação, mídia, artes, entretenimento e habitação, e o Union Market, que atrai cerca de 3 milhões de visitantes anualmente nos espaços de entretenimento e incubadoras. 

O Prefeito também conheceu o Navy Yard / Capitol Riverfront, uma área do seculo 19 que abrigava um polo industrial e renasceu como um paraíso para fãs de esportes, com estádios, parques e espaços verdes. Também o District Wharf, que estabeleceu Washington como uma cidade e destino à beira-rio, com 1,6 km ao longo do Rio Potomac repleto de  restaurantes, lojas, residências e empresas.