quarta-feira, 18 de maio de 2022

José Airton comenta reunião do comando da federação PT, PC do B e PV


A Assembleia Geral da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), composta por PT, PCdoB e PV, teve, nesta terça-feira (17), sua primeira reunião. O deputado José Airton (PT-CE), que integra o Assembleia, destacou a importância do encontro: "Este é um ano decisivo para a retomada da esperança. A Federação é fundamental para que possamos garantir a vitória de Lula e construir candidaturas comprometidas com a democracia e a defesa dos trabalhadores", comentou.

Durante a reunião, que teve a presença dos presidentes dos três partidos, Gleisi Hoffman (PT), Luciana Genro (PCdoB) e José Luiz Penna (PV), foi escolhida a Comissão Executiva Nacional do colegiado.

A Assembleia é o órgão máximo de deliberação da federação e será composta por 60 membros, sendo 9 vagas distribuídas igualmente (3 por partido) e 51 distribuídas na proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições para a Câmara dos Deputados de 2018. Apenas três cearenses integram a Assembleia, os deputados petistas José Airton e José Guimarães e a dirigente do partido, Sônia Braga.

As deliberações da Assembleia Geral serão tomadas por maioria de três quartos de seus membros. Na composição da Assembleia Geral, cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial. A Comissão Executiva Nacional da Federação terá 18 membros. Os presidentes de cada um dos partidos são membros natos da comissão e as outras 15 vagas seguirão à proporção dos votos obtidos na eleição para a Câmara de 2018.

A primeira presidenta da FE Brasil será a deputada Gleisi Hoffmann (PT); a primeira vice- presidenta, Luciana Santos (PCdoB), e o segundo vice, José Luís Penna (PV). O mandato é de um ano, com rodízio entre os presidentes de cada um dos partidos, podendo haver recondução por decisão unânime.

A FE Brasil também será implantada em âmbito estadual e municipal, bem como nas bancadas do Congresso Nacional, assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais.

Os partidos atuarão em conjunto para promover a reconstrução do país, a defesa da soberania nacional, da democracia e dos direitos do povo, para fortalecer a candidatura do presidente Lula e sua base parlamentar.