segunda-feira, 30 de maio de 2022

Cerca de 54% dos brasileiros rejeitam Bolsonaro. Ciro tem menor rejeição e Lula 33%


A rejeição da população é o principal item de uma pesquisa eleitoral para quem sonha em se eleger a um cargo majoritário. A última pesquisa, divulgada na quinta-feira, 26/05, pelo DataFolha, exibe um cenário preocupante para Bolsonaro e Lula e confortável para Ciro Gomes. 

Bolsonaro, segundoo levantamento, é rejeitado por 54% dos eleitores brasileiros. Lula tem rejeição de 33% e Ciro Gomes 19%. Se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno, pelos votos válidos. Como faltam mais de quatro meses para o pleito, muita coisa pode acontecer, inclusive, a redução das rejeições e mudanças no cenário de intenções de votos, onde Lula aparece com 48%, Bolsonaro tem 27% e Ciro Gomes 7%. 

A rejeição ao presidente Bolsonaro nas pesquisas está ligada à avaliação do seu governo que é considerado péssimo e ruim para 54% dos eleitores, ou seja, a maioria rejeita a gestão do governo federal.

Os eleitores fiéis de Bolsonaro condenam o resultado da pesquisa, contestando os números. Desacreditar faz parte. O PT comemora. Ciro segue no seu projeto, mostrando que Lula e Bolsonaro tiveram suas chances e perderam a oportunidade de melhorar o País.

A sinalização da pesquisa não deixa de ser uma informação importante, por retratar a situação dos candidatos por região. Lula vence fácil no Nordeste, Norte, Sudeste e Centro do país. No Sul, Lula e Bolsonaro estão praticamente empatados. 

Fonte de informação, a pesquisa traz, na parte do voto espontâneo, Lula com 38%, Bolsonaro com 22% e Ciro com 6%. Esses eleitores dificilmente mudam o voto. Bolsonaro não conseguiu ainda ser o favorito entre os que recebem o Auxílio Brasil, tem apenas 20% e Lula 57%. Em breve, com a campanha nas ruas, teremos o cenário mais definitivo.