A Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza Negrão ampliou, na última sexta-feira, 6, os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, que agora atende 24h, em regime de plantão. Nestes dois primeiros meses, de março até abril, o equipamento coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) já atendeu 445 mulheres em situação de violência e vem se tornando uma referência na Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, na Região do Cariri.
A titular da SPS, Onélia Santana, visitou o equipamento quando esteve na Região do Cariri, na última semana. “Mulheres da Região do Cariri, a Casa da Mulher Cearense é de vocês. Está aberta para acolher, receber, ouvir, compreender e fazer os encaminhamentos necessários. Se você está passando por violência psicológica, violência física ou qualquer tipo de violência, lá tem todos os serviços, com atendimento humanizado e realizado por mulheres que foram capacitadas para atendê-las com todos os cuidados necessários”, destacou a gestora, que ainda fez um apelo à sociedade civil.
“Eu peço a todos que divulguem o serviço da Casa Mulher Cearense. As mulheres precisam conhecer que há esse serviço especializado”, destacou a secretária.
Em visita ao Cariri, a governadora do Ceará, Izolda Cela, também reforçou a importância do comprometimento integral de todos para que as políticas de enfrentamento à violência doméstica sejam fortalecidas e cheguem a todas as regiões do estado. “Nós já inauguramos a Casa da Mulher Cearense de Juazeiro e, em breve, no mais tardar em junho, entregaremos a Casa de Sobral. Queremos inaugurar mais esta obra para fortalecer ainda mais a Rede de Enfrentamento a Violência contra as mulheres”, frisou Izolda Cela, lembrando que há outras casas em licitação e planejamento. “Vamos entregar mais casas nos municípios de Quixadá, que já está em processo de construção e, nas cidades de Tauá, Crateús e Iguatu”, complementou a governadora.
Atendimento 24h
Para a coordenadora da Casa da Mulher Cearense, Mara Guedes, o funcionamento 24h da Casa é também uma conquista dos movimentos sociais. “Graças ao compromisso dos órgãos públicos e do Governo do Estado, estamos funcionando as 24 horas do dia e isto é fruto de uma conquista de muitos anos”, pontuou a coordenadora, lembrando que esta é uma das maiores políticas públicas que o Governo do Estado já implantou no Cariri. “A Casa da Mulher Cearense vem mudando esta realidade e construindo um futuro e um presente diferente para as mulheres caririenses. Digo e repito, vocês não estarão sozinhas nunca mais”, reiterou Mara Guedes.
A Casa conta com Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Atendimento Psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, Brinquedoteca.A Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte está funcionando na Casa da Mulher Cearense. Segundo a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Suerda Bezerra, a DDM é uma unidade da Polícia Civil para prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica familiar, violência sexual, entre outros. “Nós registramos boletins de ocorrência, fazemos requerimento de medidas protetiva. Nós acompanhamos a vítima ao Instituto Médico Legal para fazer os exames, lavramos o flagrante, instauramos os inquéritos por portaria. Nós também acompanhamos a vítima e seus dependentes para abrigo, em local seguro, quando houver risco de vida”, reforçou.
Cursos
A Casa da Mulher Cearense também oferta cursos de capacitação, a fim de trabalhar a autonomia econômica das mulheres. Estão abertas inscrições na própria CMC, no setor de autonomia econômica, para o curso de designer de sobrancelhas, que iniciará turma de 20 pessoas a partir de 20 de maio.
Serviço
Casa da Mulher Cearense no Cariri
Avenida Padre Cícero, 4501, São José, Juazeiro do Norte
Atendimento 24 horas
O que funciona: Delegacia da Mulher, Tribunal de Justiça, Atendimento Psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, Brinquedoteca.