quarta-feira, 6 de abril de 2022

Secretário de Segurança ministra palestra para futuros escrivães e papiloscopistas da PF


O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, participou na noite dessa terça-feira (5), de uma palestra para mais de 500 alunos do Curso de Formação de Escrivães e Papiloscopistas da Polícia Federal. A conferência ocorreu na sede da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF). O tema “Sistemas de Segurança Pública” foi explicado e debatido durante a programação.

Em sua fala, o gestor da SSPDS, que também é delegado da Polícia Federal, ressaltou a importância do trabalho da instituição no Brasil e da inclusão da disciplina no curso de formação para os futuros policiais federais. “Me sinto grato em falar sobre um tema tão importante incluído pela Polícia Federal no curso de formação profissional. Hoje, estou tendo a oportunidade de explicar sobre sistemas de segurança pública para os alunos sob a óptica do que vivenciamos em nosso estado, além de ressaltar o trabalho e o papel da Polícia Federal no Brasil”, disse ele. “Colocamos qual seria a função de cada órgão dentro do sistema, e o mais importante, como a Polícia Federal pode colaborar com o sistema de segurança pública e no combate à criminalidade, em especial ao crime organizado no país. Então foi colocada aqui a nossa experiência no Ceará, em que a principal contribuição da Polícia Federal deve ser sempre o combate implacável ao narcotráfico”, complementou.

Caron apresentou ainda, aos futuros policiais federais, os exemplos exitosos do Ceará, bem como as tecnologias aqui desenvolvidas e que se tornaram fortes aliadas ao trabalho dos profissionais de segurança nas ruas. O Estado tem importantes exemplos como o Sistema de Videomonitoramento da SSPDS, que hoje está em 60 cidades e 3.843 câmeras interligadas, e o Sistema Agilis, uma tecnologia artificial aplicada ao próprio videomonitoramento e que é utilizada tanto na atuação ostensiva e preventiva, como também investigativa. Outra ferramenta de destaque é o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que consiste no uso de inteligência analítica para dados criminais, utilizando a ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial.