quarta-feira, 20 de abril de 2022

Onélia chega forte ao Abolição e toma posse, com presença somente de servidores e secretários


Onélia Santana tomou posse como secretária de Proteção Social, Justiça, Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, a mais abrangente Pasta do amplo braço social do governo Izolda Cela. A complexa secretaria vai absorver atribuições da vice-governadoria e de antes da própria Onélia, quando então primeira-dama criou o programa Mais Cidadania. A reestruturação está a cargo do chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, considerado o estrategista das mudanças do governo Izolda. 

A governadora, em seu discurso, fez questão de ressaltar que a presença de Onélia no governo era a continuidade de um projeto que deu certo e continuará. Disse dos valores da agora secretária, como pessoa comprometida em promover atenção aos mais vulneráveis, e ressaltou a necessidade de se ampliar ainda mais a assistência social no interior do Estado.

Onélia Santana, falando de improviso, estava emocionada com a recepção por parte dos colegas secretários e dos servidores, únicos convidados para a cerimônia. O Abolição não divulgou a posse e nem emitiu convites. Foi tudo simples, transmitido pelas redes sociais. O evento aconteceu ao estilo Izolda e Onélia, sem pompa. 

A presença da nova secretária, com amplos poderes na área social, tem um pouco de política. Ela será a impulsionadora das políticas públicas que abrangem o povão. O resultado será exaltado na caminhada eleitoral que o PDT, juntamente com o PT e outros 15 partidos, terão durante a campanha eleitoral.

Na solenidade, o nome do ex-governador Camilo Santana foi citado várias vezes, inclusive, pela governadora Izolda Cela. É público o sentimento de gratidão de Camilo pela governadora e sua vontade de tê-la como candidata do PDT. O tempo será o responsável maior pelo andamento das tratativas de escolha do nome ideal para a disputa.