terça-feira, 19 de abril de 2022

FIEC lança Programa e Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG)

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado do Vice-Presidente da instituição, Jaime Bellicanta, lançou o Programa e Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG -FIEC), na noite desta terça-feira (19/04), na Casa da Indústria. Ainda foram anunciados no local a constituição do Conselho,  Selo e Prêmio ESG-FIEC. O evento contou também com a presença do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; dos Vice-Presidentes, Roseane Medeiros e André Montenegro;  dos Ex- Presidentes da FIEC, Fernando Cirino e o Roberto Macêdo; do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Ceará, Maia Júnior; o Secretário do Meio Ambiente Estadual, Artur Bruno; a Coordenadora do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias; o Engenheiro Ambiental e Sanitarista  da FIEC, Leonardo Lima; o Engenheiro, Francílio Dourado; o Especialista em Direito Ambiental, Elias Silveira; e  o Gerente Executivo de Certificação da Bureau Veritas, Amauri Ávila, além de Diretores da FIEC, Presidentes de Sindicatos, empresários e convidados.

“O futuro da indústria exige respeito ao meio ambiente em todos os seus processos. Requer qualificação e valorização das pessoas que com ela convivem. Pede uma governança corporativa, onde a ética prevaleça, a transparência seja uma máxima e a organização contemple valores como independência, diversidade e equilíbrio. E na certeza de que estamos dando um passo fundamental, é com muita alegria que, em nome da FIEC, entrego à comunidade industrial e à sociedade cearense, o Núcleo ESG-FIEC, que será responsável pela condução de todos os projetos voltados para a implantação da cultura ESG junto às nossas indústrias”, declarou o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.

O Gestor aproveitou para reforçar ainda o papel preponderante da indústria, que é por excelência, um instrumento de fomento à inovação. “Ela está presente em todos os demais segmentos econômicos, anima o processo de transformação da sociedade, incentiva a pesquisa acadêmica e a geração de novas tecnologias, e se alimenta dessas tecnologias na construção de uma nova visão de mundo”, disse Ricardo Cavalcante, reforçando o papel de protagonismo da indústria na sociedade e a importância da cultura de inovação do ESG.

No local, foi  anunciado também o Selo ESG-FIEC de certificação para as empresas, que será dado às organizações que participarem do programa ESG da FIEC, e premiação na área. O Selo simboliza o reconhecimento da Federação cearense, como uma indústria comprometida com o desenvolvimento sustentável em todas as suas relações econômicas, ecológicas e sociais.

O Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da FIEC faz parte de uma iniciativa do Presidente Ricardo Cavalcante de seguir a tendência mundial das empresas de se adequarem a um padrão sustentável, além das boas práticas nas áreas ambientais, sociais e de governança, dando visibilidade às ações das indústrias cearenses.

"Esse é um Programa de certificação que nos coloca na vanguarda da cultura ESG em todo o país. Para legitimar o nosso programa firmamos parceria com uma das mais conceituadas organizações certificadoras do mundo que irá chancelar o selo ESG-FIEC”, afirmou o Vice-Presidente da FIEC, Jaime Bellicanta, responsável pelo Núcleo ESG.

O Programa ESG-FIEC, ao mesmo tempo que tem como foco fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG das indústrias cearenses, objetiva guiá-las rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais. Ele é composto não só de critérios e indicadores, mas também oferece às indústrias participantes apoio e orientação sobre como implementar as práticas ESG, contribuindo de forma efetiva para a melhoria da competitividade da indústria cearense no mercado nacional e internacional. 
Ainda durante o evento, houve a formação do Conselho ESG, que tem como Presidente o gestor da FIEC, Ricardo Cavalcante, e como membros o Vice-Presidente da instituição, Jaime Bellicanta, os empresários Haroldo Rodrigues; Ticiana Rolim e Beatriz Fiuza; os executivos Arthur Ferraz, Milene Alves e Darline Oliveira e o economista Célio Fernandes. O grupo vai tratar de temas como ética, governança, meio ambiente, diversidade e inclusão social.

Ao final do evento, os convidados assistiram a palestra de Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, e idealizador da Plataforma Liderança com Valores, movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil, sobre os “Desafios de ESG e o impacto na liderança das empresas”.

“O tema sustentabilidade evoluiu e passou a ser mais estratégico, porque impacta no valor dos negócios. Virou um tema de empresários, do conselho, deixou de ser um tema de uma área só e passou a ter metas, métricas e compromissos públicos. Os investidores estão cada vez mais atentos às marcas que estão produzindo impactos positivos e o ESG vem como um novo filtro para a análise de riscos ligados às externalidades dos negócios, riscos operacionais, financeiros e reputacionais. É um tema que veio para ficar e que vai mudar ainda mais a forma como faremos negócios nos próximos tempos” ,finalizou Voltolini.

Entre os presentes, estiveram também os Presidentes dos Sindicatos ligados à Fiec, além do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo Adjunto da FIEC, Germano Maia; o Diretor Financeiro Adjunto, Carlos Rubens; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; o Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda; a Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Dana Nunes, e a Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Karina Frota.

Mais sobre ESG

ESG - O acrônimo ESG, que significa Environmental, Social and Corporate Governance (traduzido para o português: Ambiental, Social e Governança Corporativa), é o modo que o mercado avalia e seleciona uma empresa pela sua conduta responsável com o meio ambiente, seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e sua postura na condução dos negócios sob o ponto de vista de mitigar riscos e obter oportunidades. Além disso, também serve como estratégia para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.