sexta-feira, 15 de abril de 2022

Como o médico Edmar Maciel, por meio do poder público, mudou a realidade dos queimados no Mundo, a partir da tilápia


O médico Edmar Maciel é cirurgião plástico e, até fevereiro, foi diretor da Unidade de Queimados do Instituto José Frota, o IJF, maior e melhor hospital do Nordeste em urgência. Ele se aposentou e deixou de ser apenas médico. Agora, figura na restrita lista de grandes pesquisadores do Mundo, a partir da descoberta do uso da pele do peixe em humanos. 

Seu estudo começou no laboratório e passou a ter aplicação em queimados graves, pacientes que davam entrada na emergência do IJF. O resultado foi exitoso, impressionante. O organismo humano absorveu a pele de tilápia e os corpos dos queimados recuperados. 

Edmar Maciel está percorrendo o Mundo porque o tratamento apresenta resultado em casos de recuperação de órgãos defeituosos, apagando velhas cicatrizes, restaurando marcas no corpo antes irrecuperáveis. 

Médicos, biólogos e outros profissionais da área de saúde e pesquisa entraram no projeto. Edmar Maciel é grato a toda equipe da qual, de forma humilde, diz fazer parte. Homem simples, colhe resultados de uma grande pesquisa humanitária que envolve a UFC, IJF, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Ceará e a iniciativa privada. O reconhecimento ao batalhador incansável está começando a florescer. 

O médico Edmar Maciel não é somente um profissional, mas um pesquisador determinado, que acredita na ciência, na capacidade do homem construir saídas para os problemas da saúde e garantir, além da sobrevivência do paciente, qualidade de vida. O serviço público tem seus abnegados. Maciel é um deles. O Mundo está lhe conhecendo e abraçando.