terça-feira, 8 de março de 2022

Izolda chega ao Dia da Mulher, com expectativa especial: ser governadora


Izolda Cela terá o desafio de comandar um projeto que mudou o Ceará, como primeira mulher e professora a ocupar o cargo.

Nesta terça-feira, 8, será o Dia Internacional da Mulher. Uma, em especial, estará no centro das atenções. Izolda Cela, será a primeira mulher a assumir o Governo  do Ceará, se o governador Camilo Santana renunciar ao cargo, para se candidatar ao Senado. Atual vice- governadora, ela tem um história brilhante de servidora pública como professora. 

O maior momento na vida pública da sobralense, que fez a opção de aprender e ensinar, certamente mudará sua vida. Izolda será a governadora de um Estado em grande transformação nas áreas fundamentais para o desenvolvimento. O Ceará está promovendo uma revolução na educação, constrói uma rede pública exemplar na área da saúde, tem a mais ampla rede de assistência social do país, investe em infraestrutra e desponta como Estado que mais recebe novas empresas, a partir do Complexo Portuário do Pecém. Não é pouca coisa. 

Se o governador Camilo Santana deixar, mesmo, o cargo no próximo dia 2, estará quebrando uma sequência de mais de dois séculos de homens comandando o Estado. A governadora entrará para a história, não só como gestora, mas como a mulher que alcançou o mais alto posto do poder executivo. Pode nascer uma nova era, com mulheres tendo a perspectiva de poder, como ocorreu por duas vezes na Prefeitura de Fortaleza. 

Quando escolhido para ser o candidato ao governo em 2014, Camilo Santana havia passado por experiências importantes. Foi secretário de Agricultura, eleito deputado estadual e nomeado secretário de Cidades. Izolda viveu grande experiência ao lado de Camilo, coordenando projetos, como o Ceará Pacífico e o Programa de Oportunidades. 

Izolda Cela terá o desafio de governar e se viabilizar como candidata à reeleição, se não tiver assumido o compromisso de concluir o mandato de Camilo Santana. O cargo de governador é desejado por outros preparados colegas de Izolda, a quem o partido abriu a porta para discussão das escolhas. A vice está entre os pré-candidatos e se tornará forte nome para seguir no cargo. 

O fato é que o Ceará poderá ter a primeira governadora. No Nordeste, o Maranhão e o Rio Grande do Norte viveram a experiência de serem governados por mulheres. Chegou a hora da cearense.