quinta-feira, 24 de março de 2022

24º Congresso Nacional do Ministério Público termina nesta sexta-feira, 25, com palestras de Luiz Fux e Augusto Aras


As palestras do presidente do Superior Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e do procurador-geral da República, Augusto Aras, estão entre os principais momentos do último dia do 24º Congresso Nacional do Ministério Público, nesta sexta-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará. Fux vai abordar o tema “Os desafios do sistema de justiça no cenário pós pandemia / Democracia e polarização política: os desafios do sistema de justiça”, em palestra marcada para 10h30min. Augusto Aras fará  a palestra de encerramento do Congresso, marcada para 17h, com a temática “O futuro do Ministério Público brasileiro no contexto pós-pandemia: para onde vamos?”. Ambas palestras serão realizadas no auditório Ponte dos Ingleses.

O 24º Congresso Nacional do Ministério Público começou nessa quarta-feira com palestras, apresentações de teses, painéis de trabalhos setoriais e reuniões, tendo como tema “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia” e a presença do presidente do Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Manoel Murrieta, membros do Conselho Nacional do Ministério Público, procuradores-gerais de todos os estados e presidentes das Associações do Ministério Público de todo o país.

Tecnologia

Entre as palestras realizadas nesta quinta-feira, durante o segundo dia do Congresso, a do ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), abordou os impactos da tecnologia 5G no sistema judiciário. “A internet 5G vai trazer ferramentas cada vez mais modernas para a sociedade. Hoje, o STJ analisa mais de 50 mil processos ao mês. Nenhum país do mundo faz isso. Uma Justiça com mais tecnologia será mais rápida, beneficiando todos os brasileiros”, analisou o Ministro.