O novo lance importante do jogo sucessório cearense ocorreu em Juazeiro do Norte, no Cariri. Na terra do padre Cícero, Lula escolheu uma emissora de rádio para informar o seu pensamento sobre a sucessão estadual no Ceará.
A declaração do petista está dentro do quadrado, do plano desenhado pelo governador Camilo Santana e antecipado por Cid Gomes nos encontros regionais do PDT.
Para o governador Camilo, a declaração de Lula o considerando “presente de Deus para o povo cearense” é estimulante.
Ao sustentar que Camilo será seu companheiro de palanque no Ceará, como competidor ao Senado Federal, Lula consolida a ida do governador cearense para Brasília.Ao não citar nome do candidato ao governo, remete à tese na qual o candidato de Camilo estará no palanque de Ciro e Lula.
A declaração de Lula foi analisada por aliados como um vulcão entrando em erupção, de tão impactante, por conta da força política do ex-presidente no sertão.
Lula é estrategista, escolheu Juazeiro do Norte para um lance determinante. A cidade é a terra do Padre Cícero, centro econômico do Cariri e região de forte atuação política de Camilo Santana.
A voz de Lula aqueceu os petistas aliados do governador e isola ainda mais os criadores de problemas, ou aqueles dentro do partido que defendem candidatura própria ao governo.
Lula continua dando as cartas. As pesquisas o estimulam e os apoios o fortalecem para enfrentar Bolsonaro, Ciro, Dória e Moro.