quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Izolda e Luizianne: A política sempre encontra seu passado para sugerir um futuro


Quando o fotógrafo do Palácio Abolição liberou as fotos do registro do encontro entre a vice-governadora Izolda Cela e a ex-prefeita e atual deputada federal, Luizianne Lins, fez renascer, na minha mente, os tempos em que as duas eram militantes do PT e tinham em comum o ideal de combater desigualdades, proteger os vulneráveis e consolidar políticas públicas capazes de fazer nascer um projeto novo, capaz de socorrer uma juventude jogada às trevas. Eis que as duas se abraçaram, se sentiram bem e seguem a mesma trilha, com vitórias e ideais sendo atingidos. 

Luizianne Lins conquistou pelo voto o direito de administrar Fortaleza por oito anos, lançou seus sonhos na gestão que priorizou os humildes, um olhar social, como sempre defendeu. Segue deputada  federal, buscando, sempre, defender políticas públicas voltadas para a juventude e os descamisados. A vice Izolda segue na mesma trilha, coordena projetos de alto alcance social em meio à educação e um Ceará sem violência. Luizianne desejou boa sorte a companheira na missão de dirigir o Ceará, provavelmente, a partir de abril, se tornando a primeira mulher no cargo. Luizianne foi a segunda a governar Fortaleza. 

Do ponto de vista político, as duas que, no passado, caminharam juntas, hoje estão no mesmo projeto liderado por Camilo Santana, um ilustre filiado ao PT, popular e provável senador da República. Luizianne não se sente muito confortável com Camilo, por sua amizade com Cid Gomes, de que outrora foi amiga demais, muito amiga. As circunstâncias política os afastaram. Cid defendia uma Fortaleza com outro olhar. Cabe à sociedade, aos petistas, avaliarem. O novo olhar foi bom. Luizianne insistiu com opção menos aguda, amarga a derrota e não perdoa o ex-amigo Cid, por eleger Roberto Cláudio, que se tornou o maior prefeito da história da cidade. O tempo pode apagar o que existe de ferida na alma da loira. Izolda deve ter colocado um pouco de remédio. 

O encontro entre as duas personagens serviu para um entendimento programático que é o desejo de boas-vindas. O Abolição, tão distante para Luizianne, poderá ficar mais próximo. E a chave para entrada de Izolda na casa do PT cearense, defendendo a aliança com os rebeldes, pode ter sido entregue, celebrando a paz e apagando rusgas, feridas. Izolda é do diálogo, os oito anos no Palácio lhe ensinaram muito. 

A vice sabe que o olhar de fora para dentro do poder é agudo, feito com lupa. Por isso, a importância de ser simples, firme e sintonizada com a opinião pública. Luizianne Lins saiu do encontro com Izolda Cela reflexiva. Ouviu pedidos de apoio à gestão, sacrifício para seguir ajudando vulneráveis e se entregar à uma aliança que pode continuar muito mais forte, com a união de todos.