quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Museu da Indústria apresenta nova exposição sobre eletricidade

Para turistas e fortalezenses que desejam explorar a Capital cearense nessas férias, uma boa dica é a visita gratuita ao Museu da Indústria, equipamento gerido pelo SESI Ceará e pela FIEC, que além de trazer muita história na sua própria arquitetura, apresenta a nova exposição "Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará".

O Museu da Indústria, o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia/CE) contam, por meio da mostra, a história da chegada e do uso da energia elétrica no Estado, justamente no local que já abrigou a sede da Companhia de Energia Elétrica do Ceará de 1935 até o final da década de 1980.

A exposição destaca em sua concepção o aprendizado sobre as matrizes energéticas, a preservação do nosso meio ambiente e como, enquanto consumidores e cidadãos, podemos ser responsáveis e proativos nesta conta do consumo de energia versus preservação ambiental. Retrata, ainda, um olhar para o amanhã, pois conta deste a chegada da energia elétrica no Estado, seu desenvolvimento local e as inovações como o hidrogênio verde.

Assinada por André Scarlazari e Marcus Braga e com apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato), essa mostra é um verdadeiro convite para compreensão visual desse fenômeno elétrico tão presente em nosso cotidiano. 

Provocações

A exposição nos instiga a reflexões como: o que é mesmo a eletricidade? Como ela é gerada? Como utilizá-la de forma sustentável? Qual a nossa responsabilidade? A apresentação traz experiências práticas que explicam vários conceitos da eletricidade, como por exemplo, a condutividade elétrica, as cargas elétricas e o magnetismo. 

Ela ocupa o maior salão do Museu da Indústria, situado no piso térreo. Além das experiências, o visitante pode conferir uma linha do tempo contando a história da energia elétrica no Ceará, contendo imagens e textos sobre a chegada e desenvolvimento da eletricidade. 

A mostra também conta com maquetes das matrizes energéticas atuais, entre elas usinas térmicas, termelétricas, hidrelétricas, nucleares, solar e eólica. E, ainda, as inovações do setor elétrico, como a solução em mobilidade urbana com os veículos elétricos ou a geração de energia por meio do hidrogênio verde.

Sobre o Museu da Indústria

O Museu da Indústria, há sete anos em funcionamento, possui uma configuração contemporânea de espaço cultural, promovendo atividades de produção, divulgação e recepção de conteúdos ligados à história da indústria e seu futuro e economia criativa. Dialoga com seus visitantes ressaltando a importância dos processos industriais no dia a dia das pessoas e suas relações com o trabalho, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, o design, a moda, a arquitetura e a história.

Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.

Serviço:

Museu da Indústria

Exposição "Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará"

Onde: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza (CE)

Quando: terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30; 

e aos domingos das 9h às 13h, com entrada até às 12h30. 

Existe possibilidade para grupos presenciais e virtuais

Quanto: Grátis

Mais informações e agendamento de grupos: (85) 3201-3901 

www.museudaindustria-ce.org.br

Instagram @museudaindustria

Importante: É necessário apresentação de documento e passaporte da vacina para acessar o Museu da Indústria.