quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

IPHAN do Ceará chega aos 85 anos, com uma gestão segura de Cândido Henrique

Geógrafo, com mestrado em geologia e 20 anos de profissão dedicada à sustentabilidade, o atual superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – (IPHAN) no Ceará, tem realizado notável gestão, desde que assumiu em junho de 2021. 

Mesmo diante das dificuldades impostas por um orçamento apertado e com uma equipe de servidores enxuta, o IPHAN-CE vem respondendo, com iniciativas memoráveis, dentro de seu campo de atuação. Depois que assumiu o cargo,  o geógrafo Cândido Henrique deu início ao processo de tombamento do Centro Histórico de Fortaleza, reivindicação antiga da população da capital, assim como os processos da Base Aérea de Fortaleza e do Náutico Atlético Cearense. 

Cândido tem dialogado com vários prefeitos e gestores públicos sobre a importância do patrimônio cultural local como ferramenta de atração do turismo. Não apenas dos prédios históricos, mas principalmente dos bens culturais imateriais e dos sítios arqueológicos existentes em quase todos os municípios cearenses. 

Em relação às obras de restauro, as atividades concentram-se nas cidades históricas tombadas pelo IPHAN de Sobral e Aracati. Mas, o órgão pretende, neste ano, dar maior atenção às cidades de Icó e Viçosa do Ceará, que foram contempladas no projeto de internalização do cabeamento, através de uma parceria do IPHAN, com o Governo do Estado e a Enel; bem como concluir a obra de restauro da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza, onde ficará instalada a futura sede da superintendência estadual.

Parceria é a palavra de ordem do superintendente Cândido Henrique. Ele fez aproximação do IPHAN-CE com a Fecomércio, onde trabalha na elaboração de projetos culturais voltados ao turismo e que, em breve, deverão ser apresentados.

O IPHAN, órgão importante para cultura e o patrimônio histórico do Brasil, após um hiato de silêncio em suas atividades, volta a fazer parte do cotidiano da gestão cultural, com toda sua capacidade técnica. Um modelo de instituição gestora de políticas de preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro. Parabéns ao IPHAN-CE, pela nova gestão e seus 85 anos de existência.