terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Evandro Leitão abre temporada de estudos em Portugal

Um homem público precisa ir além do mandato parlamentar, para sonhar com uma sólida carreira na gestão pública. 

Entender a sociedade é fator preponderante, para se ter um olhar sobre uma comunidade, uma cidade, um Estado. 

Cuidar de um grupo de pessoas ou de milhões de cidadãos não é tarefa fácil. São muitas mentes, que vivem realidades diferentes. Contemplar a todos tem sido o diferencial para a formação política. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, trocou as férias (ou recesso parlamentar), para iniciar seu mestrado em Ciências Políticas, na Universidade de Lisboa, no Velho Mundo. Portugal já foi o mais importante país europeu, pela força política, inteligência e geração de filósofos e cientistas que mudaram o mundo.  

Evandro Leitão é auditor fiscal, pertence a uma elite do serviço público, cargo que conseguiu através de concurso, um dos mais difíceis e concorridos do Brasil. Hoje, presidente da Assembleia, sabe que para nosso Mundo só existe saída através da política. 

Viver a solidão da biblioteca, enfrentar salas de aula, escrever artigos inéditos e resolver simulações de crises não são tarefas fáceis, principalmente em uma  universidade repleta de doutores, com as maiores titulações do meio acadêmico.  

Para Evandro Leitão, a política não é apenas aperto de mãos, discurso para plateia cheia de necessidades. Trata-se, também, de buscar saídas, usando caminhos simples para transformar vidas. Aristóteles, um dos fundadores da filosofia ocidental, escreveu: “As raízes dos estudos são amargas, mas seus frutos são doces”.