sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Apple é multada por vender celulares sem carregador

 


A empresa Apple foi multada em R$ 10 milhões, nesta sexta-feira (7), pelo Procon Fortaleza, por vender celulares sem o carregador. A denúncia foi destaque durante sessão na Câmara Municipal de Fortaleza, em agosto de 2021, período em que consumidores compravam aparelhos celulares sem carregador. Já o processo da Samsung, segunda empresa notificada pela prática abusiva, continua tramitando. 


À época, o vereador Wellington Sabóia, que é membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor, provocou o órgão fiscalizador para que medidas urgentes fossem adotadas contra as fabricantes de smartphones. Sabóia utilizou a tribuna para reclamar da prática irregular da venda casada, quando se faz a negociação do aparelho separado do carregador, ação que causa prejuízo aos clientes. O requerimento foi atendido e as empresas notificadas pelo Procon Fortaleza. 


Após discussão na Casa Legislativa, o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Fortaleza constatou a denúncia durante operações realizadas em lojas e grandes shoppings da capital, que vendem produtos das empresas Apple e Samsung.