segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Cid e Camilo avaliam cenários para 2022

O governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes estão sempre conversando. Antes reservados, através de telefone, os diálogos estão se tornando públicos. Cid tem acompanhado o governador em inaugurações e visitas às obras em andamento. O senador Cid Gomes é um homem público que gosta de ouvir e ver. 

Um projeto que encanta o senador é o da fábrica de móveis do grupo Jacaúna, na cidade do Marco, onde a gigantesca fábrica, que emprega milhares de pessoas, é abastecida com madeira de um projeto de reflorestamento bancado pela família Aguiar, controladora da empresa. Cid quer estimular empreendimentos a buscar alternativas preservacionistas, dentro da pauta ambiental que está na ordem do dia em todo o Planeta e o semiárido precisa estar preparado para os novos tempos, em que o clima tem sido observado com muita atenção. Cid e Camilo buscam projetos nessa área. O governo cearense tem pautado obras nesse sentido, erguendo mirantes e espaços, onde a população descubra os valores e a importância das serras e florestas nas nossas vidas. O mirante de Barbalha, parque botânico, trilhas do Cocó e hidrogênio verde são ações diretas de preservação ambiental. 

As aparições públicas de Camilo e Cid têm leitura política simples: os dois líderes do projeto em andamento no Ceará querem prestar contas, mostrar o que foi feito e está sendo erguido e planejar o futuro. O homem público precisa se mover para descobrir as motivações e necessidades da população. O gabinete fica distante, afasta muito o governante do povo. As seguidas imagens do melhor governador do Brasil, segundo as pesquisas, com o senador mais votado na história do Ceará, também, exibem um lado importante da política: os aliados seguem juntos, unidos, trabalhando em harmonia e entregando resultados. 

Cid Gomes tem fascínio por direção. Ele mesmo dirige seu carro, uma camionete comum, acessível a qualquer cidadão. O veículo tem sempre quatro convidados. Cid para o carro e observa obras, anota problemas e escuta os apelos das pessoas. É o estilo dele. Para o senador, a voz de um popular pesa muito na avaliação de um governo. O cearense que for ao sertão, com certeza, terá essa impressão. As cidades melhoraram, as estradas são novas, sem buracos, bem sinalizadas. Em uma viagem até Russas, onde participaria do Encontro Regional do PDT, seus passageiros eram Roberto Cláudio e Evandro Leitão, dois pretendentes ao cargo de governador. O terceiro passageiro era Waldir Fernandes, seu assessor de confiança.  

O campo político onde Camilo atua exige do gestor mobilidade, visão de todas as regiões do Estado, atendimento a todos, sem discriminação e com execução de projetos. Orgulhos do governador, os hospitais regionais, UPAS e Policlínicas são exemplos de bons projetos, que se somam à atenção primária,  com os postos de saúde. Outro ourgulho são as escolas profissionalizantes e as de tempo integral. O modelo econômico distribuindo fábricas e empresas nos municípios. Camilo faz sua parte, convida o amigo e aliado Cid, para testemunhar as realizações de um governo que exibe um Ceará vigoroso, forte econômica e politicamente, falando a mesma língua.

O governador Camilo Santana inicia o processo de despedida do cargo em abril.  Ele irá deixar para o sucessor caminho aberto às  nomeações. Em dezembro, todos os ocupantes de cargos, que pretendem disputar a eleição, deixarão o governo.