sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Assembleia Legislativa terá a maior renovação da sua história em 2022

Um olhar rápido no plenário da Assembléia Legislativa do Ceará é possível perceber o vazio. A sessão presencial e remota ajudou aos que não tem estímulo em participar dos debates na Casa. Popular entre todos os deputados, o presidente Evandro Leitão estimula os colegas e tem garantido metade dos parlamentares de forma presencial. 

Novas lideranças e até novatos ameaçam tirar a velha guarda das suas cadeiras. São novas forças bancadas por lideranças regionais. Experientes no trato do assunto parlamento estadual apostam em 60% de renovação na Assembleia. Cerca de 30 novos rostos devem surgir. Ninguém duvida, por exemplo, da força eleitoral de Cláudio Pinho, Oriel Filho, Felipe Mota,  Gabriela Aguiar, Diassis Diniz, Larissa Gaspar, Antônio Henrique, Cônsul do Povo, Carmelo Neto, Priscila Costa, Firmo Camurça, Argemiro Sampaio(se for liberado pela), Simão Pedro, Juliana Lucena, Davi de Raimundão, Marquinho Tavares e Marta Gonçalves.

Faltando 10 meses para a eleição, o cenário é de completa movimentação do jogo político. O Sertão tem 70% dos eleitores e a capital, Fortaleza, 30%. A cláusula de barreira tem sido a grande adversária dos presidentes de partidos. Formar chapa competitiva é a grande engenharia dos partidos políticos, nesse momento. Quem melhor montar o quebra-cabeças imposto pela nova Lei Eleitoral pode sair bem no pleito de outubro. 

O comportamento do eleitor mudou muito. No Sertão, por exemplo, existe uma forte renovação de pensamento. O prefeito exige, do candidato que apoia, compromissos em público, não mais de gabinete, tirando o peso da dúvida sobre o comportamento político e exibindo honradez com as promessas. Não será fácil para os eleitos. O caminho a percorrer mostra uma nova fase política. 

Além política, tem dois tipos de candidatos no processo eleitoral de 2022. Os eleitos pela internet e os milionários que decidiram investir na política, iniciando pelo legislativo estadual e federal. Será um bom debate, por exibir políticos sem maiores compromissos. O eleitor da internet conta em público e o eleitor do milionário quer obra e dinheiro. São parecidos. Bom mesmo seria eleger os comprometidos com a sociedade e o governo, fazendo entregas para a população. 

De qualquer forma, a eleição para a Assembléia tem peso importante na eleição para o ocupante do Abolição. São puxadores de votos. Os próximos meses vão clarear o céu da política do Ceará.