quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Ano de desafios e superação para a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará



A pandemia da Covid-19 foi e ainda é responsável por muitos desafios para o exercício da advocacia no Ceará segundo análise do presidente da CAACE, Sávio Aguiar. “Foram períodos de muita superação e a demonstração de que podemos fazer nossa parte para uma sociedade mais justa, e tive a honra de contribuir, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, para a melhoria da atividade advocatícia”, avalia o presidente. 


Para Aguiar, o trabalho à frente da presidência da CAACE teve como principal objetivo dar apoio à advocacia em momentos cruciais vividos por profissionais que praticam a profissão no Estado e enfrentaram períodos graves durante a pandemia e precisaram do apoio da instituição, que atuou em várias frentes para a superação do problema. 


Nos primeiros meses da crise sanitária, as ações visaram a saúde dos advogados e advogadas, sendo uma parte destas mantidas até hoje, como a entrega de kits com álcool em gel, máscaras e totens sanitizantes e o reforço da maior campanha de vacinação contra a influenza, que agora dá novos sinais de epidemia. Nas 16 subsecções espalhadas pelo interior do Estado, por meio de uma Unidade Móvel de Saúde, foram entregues serviços que antes só eram disponíveis na capital, e ainda para aumentar o alcance da CAACE, foram criados canais digitais como a telemedicina e o teleatendimento para a Covid-19. 

No aspecto econômico, com a crise provocada pela necessidade do distanciamento social, a CAACE criou dois auxílios: um de alimentação, no valor de 300 reais e outro financeiro, de 1.000 reais. 


Já na fase de reabertura que possibilitou a recuperação da economia, a CAACE focou esforços para entregar o Meu Escritório CAACE, em um prédio que homenageia o recém falecido Ernando Uchoa Lima, único cearense até hoje a presidir nacionalmente a Ordem dos Advogados do Brasil. Projeto da gestão de Sávio Aguiar,  o equipamento permite colocar a advocacia em um novo patamar, segundo o presidente, com um espaço moderno em conceito de co-working, localizado próximo ao Fórum Clóvis Beviláqua, e que oferece aos seus usuários a estrutura necessária para “atuar profissionalmente no século XXI”, como afirma o presidente. 


De acordo com Sávio Aguiar, muitos usaram a pandemia para vilipendiar as prerrogativas dos advogados e advogadas em seu exercício profissional. “Infelizmente, nos deparamos com esses casos e, para combater esses abusos, criamos o Núcleo de Assistência às Prerrogativas Profissionais - NAPP, sendo este um canal para receber e encaminhar aos órgãos competentes denúncias nesse sentido.”, informa.  


Para 2022, Aguiar acredita que a advocacia cearense deve manter-se otimista. “Olhando para o que fizemos, mesmo diante das dificuldades, entendo agora, mais do que nunca, que devemos ter esperança para seguir em frente e com otimismo para manter e realizar novas conquistas”, conclui.