segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

A PM do Camilo

Camilo Santana comandou 25 mil promoções de policiais militares no seu governo, se tornando o maior governador para os PMs e bombeiros.  “Conheci um policial que nomeei no governo, filho de policial, que entrou e se aposentou na PM sem ser promovido”, disse o governador, em discurso, olhando para o alto comando da PM, dos Bombeiros e os praças que eram promovidos. 

Ao encerrar as mais de 3.200 mil promoções em 2021, o governador disse estar cumprindo uma promessa feita às esposas e mães de policiais, na sua primeira campanha, em 2014, quando foi eleito governador, pela primeira vez. “Fui procurado por um grupo de mães, que me relatou não terem seus maridos promovidos, há anos, e consideravam uma injustiça. Pediram para mudar a lei de promoções de policiais militares e bombeiros e cumpri. Hoje, o Ceará é o Estado que mais promove policiais, não só militares mas, também, civis”, disse Camilo. 

Em sete anos, o governador nomeou mais de 10 mil policiais militares e bombeiros. Ele engordou a tropa, com praças e oficiais qualificados, a maioria com curso superior e todos formados na Academia de Segurança Pública, onde se aprende defesa pessoal, sobre segurança em abordagem, direitos humanos e ações de combate ao crime. 

O secretário Sandro Caron, delegado da Polícia Federal, o comandante da PM, coronel Márcio Oliveira e o superintendente da Polícia Civil, delegado Sérgio Santos são notáveis profissionais da área e habilidosos no convívio com a tropa. As facções, que contaminaram as periferias e favelas, vivem aprisionadas em seus núcleos de atuação, sem agredir a sociedade por conta das táticas de inteligência. No Brasil, “um pouco tem muito e muitos não tem nada”, disse o governador, acusando o Estado brasileiro de omisso, por não buscar melhor distribuição de renda, fator que gera miséria e a violência. 

No âmbito do Estado do Ceará, o trabalho da segurança pública vai melhorar ainda mais, com a integração física de todas as forças de segurança, obra que o governador pretende entregar no início de 2022, colocando o brasão da Pasta em uma só unidade. A ordem de comando será única, a inteligência idem. A voz de comando terá um componente novo: além de proteger vidas, vai proteger os policiais.