terça-feira, 14 de dezembro de 2021

1° Encontro de Transição Energética de Fortaleza acontece na FIEC

 


O Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR), em parceria com a ENEL Distribuidora e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), promove uma série de encontros temáticos para iniciar o diálogo multissetorial sobre a transição energética da cidade.

O evento tem como objetivo alcançar uma matriz energética limpa, inclusiva e sustentável e, nesta primeira reunião, abordará o tema "Mobilidade Urbana: desafios e caminhos para a descarbonização do setor de transporte". O encontro acontece amanhã, 14/12, de 8h30min às 12h, em modalidade presencial, no auditório Waldyr Diogo, na FIEC.


“O tema descarbonização do planeta tem sido cada vez mais prioritário, em prol da sustentabilidade ambiental. O setor de transporte tem um papel de grande importância nesse processo. Por isso, acreditamos que esse Encontro de Transição Energética irá contribuir para o desenvolvimento do tema no município de Fortaleza, que tem demonstrado interesse em evoluir cada vez mais em direção às energias limpas”, afirma Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC.

Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, “Garantir energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos”, o evento também conta com apoio do CERF (Comitê de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Fortaleza) e da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará.


“A iniciativa do IPLANFOR de promover, na FIEC, o I Encontro da Transição Energética de Fortaleza, ingressa nossa capital no movimento global pela descarbonização. Esse evento está em sintonia com o pioneiro plano estratégico “Fortaleza 2040”, que dedicou um capítulo às energias renováveis. Sob a liderança do Vice-prefeito Élcio Batista, serão abordados os temas prioritários para descarbonização do setor de transportes, por ser a mobilidade urbana o principal emissor de gases poluentes em grandes metrópoles, colocando Fortaleza na dianteira pela busca da sustentabilidade”, reforça Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará.