segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Curso de Medicina na Unilab de Redenção será autorizado pelo MEC

Foto: Divulgação Unilab

O novo curso de Medicina que vai beneficiar municípios de todo o Maciço do Baturité contará com 60 vagas anuais e deve receber autorização do MEC nesta segunda-feira (8).

Foi concedido parecer favorável, emitido pela Comissão de Acompanhamento das Escolas Médicas (CAMEM), do Ministério da Educação (MEC), para o início do Curso de Medicina na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no município de Redenção, a informação foi anunciada na última sexta-feira (5) em uma live nas redes sociais entre o reitor Roque Albuquerque e o prefeito Davi Benevides.  

O novo curso é uma conquista antiga que teve à frente esforços conjuntos do reitor da Unilab Roque Albuquerque com a Associação dos Municípios do Maciço do Baturité (Amab), que tem como presidente Davi Benevides, prefeito de Redenção. 

“Esse curso será um grande ganho para Redenção e municípios vizinhos, toda a população será beneficiada, seja com possíveis projetos que promovam o atendimento da população, de forma integrada com o sistema público de saúde e a universidade, até a formação de novos profissionais que poderão suprir a demanda de médicos, principalmente em Unidades Básicas de Saúde mais distantes das sedes dos municípios”, enfatizou Davi Benevides. 

Além das instalações físicas da Unilab, a CAMEM também levou em consideração a infraestrutura do município de Redenção, como ressaltou o reitor Roque Albuquerque. “Foram dias intensos de um olhar técnico, externo, com know how, sobre a Unilab. A região também é avaliada, não só a universidade, e será alavancada numa área tão importante como a Saúde”. A previsão é de que as primeiras turmas iniciem as aulas em 2022, a seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que leva em consideração notas do Enem. A Unilab já conta com dois cursos de graduação na área da Saúde: Enfermagem e Farmácia.