terça-feira, 23 de novembro de 2021

Avançar na vacinação é prioridade da Prefeitura, afirma Sarto

 


Durante visita às obras do Hospital Universitário do Ceará, na manhã desta segunda-feira (22/11), o prefeito de Fortaleza José Sarto reafirmou que a decisão sobre realização de festa de grandes eventos na Capital sempre esteve condicionada à situação epidemiológica e deliberação do comitê estadual de enfrentamento à Covid-19. Em coletiva de imprensa, Sarto destacou que, como médico e prefeito de Fortaleza, a prioridade agora é avançar na vacinação.

“Nós sempre condicionamos nossa decisão à deliberação do comitê, repartindo convicções, repartindo argumentos. Nesse sentido, eu te falo como médico e prefeito, é importante garantir a vacinação de todos”, ressaltou o prefeito, reforçando que, neste momento, é preciso evitar uma terceira onda, trabalhar para avançar na vacinação e garantir uma retomada econômica segura e responsável.

De acordo com ele, Fortaleza tem adotado estratégias para garantir a imunização dos fortalezenses. Ele citou como exemplo a busca ativa de alunos da rede municipal que ainda não foram vacinados contra a Covid-19. A partir do mapeamento, o Município está ofertando transporte desses estudantes até os pontos de imunização.

“Nós vamos buscar todos os alunos da nossa rede que não foram vacinados e também vamos tentar convencer os negacionistas de que a vacina é o melhor caminho. Em todos os cenários mundiais, onde a gente tem altas taxas de vacinação, a gente tem baixas taxas de internação e de óbitos”, enfatizou.

Sarto acrescentou ainda que a Prefeitura de Fortaleza seguirá tomando decisões considerando o que preconiza a ciência.

“A gente submete a decisão de realização de grandes eventos, como Réveillon, Pré-Carnaval etc, ao comitê técnico, que é formado pelo governador, secretário de Estado de Saúde, secretários municipais, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e pelos técnicos da área, os infectologistas e epidemiologistas, que passam 24 horas do dia estudando especificamente a questão da Covid”, finalizou.