terça-feira, 26 de outubro de 2021

Parceria e engajamento marcam abertura de encontro para fortalecimento da assistência social no Ceará

 


“Nós seremos pioneiros nos indicadores da Assistência Socialização , porque temos grandes mulheres e homens para que possamos combater as deficiências”. A declaração foi dada pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, nesta terça-feira (26), na abertura do Encontro para o Fortalecimento das Políticas da Assistência Social nos Municípios Cearenses, promovido pelo Governo do Ceará, por meio Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.


O encontro integra as ações do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas da Assistência Social, lançado pelo Governo do Ceará em setembro deste ano, com o objetivo de promover um melhor atendimento, acolhimento e escuta da população que necessita dos serviços nos 184 municípios cearenses.




Ainda na abertura, a titular da SPS destacou a alegria de reunir presencialmente os representantes dos 184 municípios para tratar de ações para as famílias cearenses em vulnerabilidade social. “A Assistência Social é uma política constitucional que precisa ser respeitada e sair da invisibilidade. E a gente precisa dar essa resposta com nosso trabalho, nossa luta e nosso afinco”, afirmou Socorro Franca.


Com a presença dos secretários da Assistência Social, primeiras-damas e coordenadores dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), o primeiro dia de evento detalhou as seguintes ações do pacto: Prêmio Referência Social, com João Mário Santos, diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece); BigData e Sistema de Acompanhamento das Famílias pelo Cras, com Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará; e Sistema de Registro Civil, com Elizabeth Chagas, defensora Geral do Ceará.