terça-feira, 12 de outubro de 2021

Obra subterrânea do Metro está chegando no Colégio Militar em direção à estação José Vilar

 


As obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza estão em andamento, com trabalhos sendo realizados no Centro, na Aldeota e no Papicu. A obra conta, atualmente, com nove frentes de serviços no trecho, que incluem a construção das quatro estações subterrâneas, poços de ventilação e escavações de túneis.


A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O percurso entre o Centro e o Papicu será feito em 15 minutos. Após a conclusão das obras, cerca de 150 mil pessoas poderão utilizar o transporte para deslocamento diário.


Além de gerar um ganho importante para a mobilidade urbana, a obra da Linha Leste do Metrô já traz benefícios imediatos, através da geração de empregos. Neste momento, aproximadamente 600 empregos diretos estão sendo gerados, fora os indiretos. 

Para viabilizar o empreendimento, estão sendo utilizados recursos da ordem de R$ 1,86 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão do Governo do Ceará e o restante do Governo Federal.




O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o Terminal de ônibus do Papicu.


As duas máquinas tuneladoras estão a cerca de 30 metros do nível do solo, no Centro da cidade - uma na altura da Rua São José, a outra da Rua Sobral, em direção ao Colégio Militar.