sábado, 9 de outubro de 2021

Fortaleza registra o mês de setembro menos violento no trânsito dos últimos 20 anos

 


O mês de setembro foi o que registrou menos mortes no trânsito de Fortaleza desde o início da série histórica, em 2001. Segundo levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), dez óbitos foram contabilizados no mês passado, o que representa uma redução de 60%. Cerca de 25 pessoas perderam a vida, em média, nos meses de setembro nos últimos 20 anos. Além disso, setembro consolida como o mês com menos vítimas registradas em vias da Capital este ano.

O resultado positivo é reflexo de ações implementadas pela Autarquia para garantir maior segurança viária, tendo como base o constante monitoramento de dados de sinistros na Capital. "Com base na análise dos dados, focamos desde o mês de julho em ações voltadas para aquele público que mais se envolve em sinistros e, consequentemente, são os mais lesionados e perdem a vida, os motociclistas", aponta a superintendente da AMC, Juliana Coelho.

Segundo os dados, os condutores de motocicletas foram metade das mortes (cinco) nas vias da capital no mês de setembro. Os outros sinistros envolveram pedestres (três) e ocupantes de carro (dois). A redução de mortes é registrada justamente no mês que costuma ser o mais violento no trânsito da capital. Além disso, ocorre em meio a retomada do fluxo de veículos na cidade. As ações focadas na educação no trânsito, fiscalização preventiva e expansão das vias com velocidade de 50 km/h têm repercutido positivamente nas estatísticas.