segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Conectividade torna o Ceará cada vez mais competitivo


“Nós estamos transformando a rede pública de fibra óptica do Ceará na maior do Brasil”, é o que afirma o titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Mauro Benevides Filho, ao explicar a importância do Programa Ceará Conectado para democratizar o acesso à internet, apoiar a transformação digital no setor público e gerar mais competitividade no estado.

O Programa, lançado pelo Governo do Ceará, será executado pela Seplag, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), com o objetivo de conectar com fibra óptica todos os 184 municípios do Ceará, oferecendo serviço gratuito de internet, via wi-fi, em praça pública. Com investimento de mais R$ 67 milhões, a iniciativa também deve conectar equipamentos e serviços públicos, beneficiando toda a população cearense.


“Vai ter wi-fi grátis, com velocidade sem limites, porque é fibra óptica. O que o aparelho suportar é o que vai ser oferecido. A fibra óptica dá essa capacidade de velocidade ilimitada. Com isso, vamos poder conectar escolas e postos de saúde. Boa parte das escolas hoje tem internet via rádio. Com a fibra óptica, vamos dar mais eficiência aos estudos e pesquisas”, explica Mauro.

Para garantir essa conectividade, a infraestrutura do Cinturão Digital do Ceará (CDC), rede pública de internet do Estado do Ceará, criada em 2007, será ampliada em cerca de 60%, chegando a 7.046 km. “Nós vamos, em um prazo máximo de até março do próximo ano, levar internet para 111 municípios, porque hoje já temos em 73 cidades”, garante o titular da Seplag.